Denise Coutinho fala do progresso e do caminho ainda a percorrer
Diretora da Natura entrou na empresa como trainee e há dez anos comanda a comunicação da marca; ela comenta também sobre "notável mudança"
Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura, não poderia ficar de fora da homenagem que o PROPMARK faz a dez mulheres líderes no mercado de comunicação no Brasil, neste Especial dedicado ao dia delas, comemorado no próximo dia 8. Sob a gestão dela, a marca lançou inúmeros produtos, teve ativações e campanhas de comunicação que conquistaram ótima performance. É o caso, por exemplo, da parceria entre Natura e Rock in Rio, em 2022.
“Nossa participação foi conectada à nossa causa de preservação da Amazônia e, por isso, envolveu uma grande campanha, diversas ativações e oportunidade de experimentação de produtos, destacando as marcas Ekos, Faces e Fotoequilíbrio. Relançamos a nossa plataforma PlenaMata, incentivamos a reciclagem de copos plásticos utilizados no evento e apoiamos a mobilização dos participantes para assinarem um projeto de lei para manter a Amazônia em pé”, lembra a executiva.
Segundo ela, ao todo, mais de 175 mil pessoas participaram das experiências na Cidade do Rock, entre elas, a Nave, o Portal e a Loja Pop-Up; mais de 30 mil brindes de Natura Ekos foram distribuídos; 59 mil pessoas experimentaram os produtos de Natura Faces; e, ainda, levaram protetor solar de Fotoequilíbrio para 33 mil pessoas.
Outro detalhe foi com a marca Chronos, que falou sobre etarismo, reforçando nas redes sociais o movimento #MinhaIdadeNaoMeDefine, convocando mulheres a refazerem o pacto com a sua beleza ao lado de artistas como Andréa Beltrão e demais personalidades como Silvia Ruiz, Quarentamos, Marina Dias, Wladia Goes e Patricia Pontalti.
“Em julho de 2022, com lançamento da nova fragrância Natura Homem Neo, a Natura iniciou o movimento #SintaoNovoNaPele, que convidou Mano Brown e sua família para falar de sentimentos e como abrir-se para o novo, ou seja, cuidar e deixar ser cuidado. No fim do ano passado, a marca lançou a campanha de Natal estrelada por Gilberto Gil, sua neta Flor Gil e a bisneta Sol de Maria, cantando uma regravação do sucesso Estrela para materializar o ato de presentear como um símbolo de afeto”, afirma.
Outro feito na gestão de Denise é a parceria com a novela Todas as Flores, exibida no streaming Globoplay desde 19 de outubro de 2022. “De forma inédita e com desenvolvimento da agência Galeria.ag, a trama insere a marca dentro do enredo de forma orgânica, como importante pilar da narrativa – a novela conta com uma personagem inspirada em Veronica Kato, perfumista exclusiva da marca, além de gravações no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar, um dos maiores e mais modernos da América Latina”, conta.
Denise entrou na Natura em 1997 como trainee e, como diretora, atua há dez anos. “Fui diretora global de marketing de Perfumaria e Presentes em boa parte dessa jornada, assumindo a diretoria do marketing Brasil da Natura, olhando para todos as marcas e as categorias, em maio de 2022”, diz.
Em 2023, ela completa 50 anos e, quando se formou, o universo executivo era muito mais masculino. “As mulheres estavam conquistando seus espaços – na Natura, nos fornecedores e no mundo como um todo –, mas ainda não em quantidade massiva na diretoria das empresas. Muitas estavam ingressando no mercado, mas, em cargo de liderança, certamente é um progresso mais recente”, argumenta.
Denise fala ainda da notável mudança na conquista das mulheres no universo executivo, inclusive na Natura, onde, segundo ela, as mulheres na liderança dominam a cena. “Ainda existe muito espaço e caminhos a serem percorridos, mas, hoje, tenho o privilégio de trabalhar nessa empresa que tem feito mudanças e dado oportunidade às mulheres. Um caso emblemático que gosto de ressaltar é o da Cida Franco, que é a primeira diretora mulher da força de vendas”, comenta.
Para ela, ainda existem empresas com poucas mulheres nos cargos de liderança. “Como disse, passamos por uma trajetória tamanha de avanços, mas ainda faltam realizações – especialmente na equidade de gênero, ainda existem mulheres ganhando menor salário e com menos presenças em posições de comando no mundo”, opina.