Dentsu encerra participação no Publicis Groupe

A Dentsu anunciou nesta sexta-feira (15) ter vendido sua parte integrante do Publicis Groupe de volta à holding francesa, finalizando o processo de desvinculação do grupo de mídia iniciado em fevereiro de 2012. O Publicis comprou o 1,85% que estavam sob poder da Dentsu por US$ 243 milhões. No ano passado, a Dentsu já havia vendido boa parte de sua participação pelo valor de US$ 848,5 milhões.

Com a injeção financeira, a Dentsu revisará suas previsões de faturamento para o ano fiscal que termina em março. A expectativa agora é de que a receita líquida da agência aumente 28,5% em relação ao ano passado.

A Dentsu havia se aliado ao grupo francês há dez anos com o objetivo de crescer internacionalmente. A aposta, porém, deu poucos resultados e a holding japonesa expandiu seus negócios sem apoio do Publicis Groupe. Em comunicado, a Dentsu indicou que ambas as empresas continuarão a considerar oportunidades de negócios. O Publicis, por sua vez, anunciou que ambas as agências permanecem abertas para cooperação e colaboração.

A Dentsu não informou como planeja investir o dinheiro da venda de sua participação no grupo, mas recentemente tem feito aquisições fora do mercado japonês, incluindo operações como McGarryBowen, 360i e Firstborn.