Dentsu usa tecnologia para o Bola de Prata da Placar

Considerado o Oscar do futebol brasileiro, o Prêmio Bola de Prata, realizado pela revista Placar desde 1970, completa 45 anos de história com campanha idealizada pela Dentsu. Para celebrar o aniversário, a agência inovou e trouxe a tecnologia de realidade aumentada, unindo anúncios impressos ao mundo digital. A publicidade leva aos leitores memórias deixadas por grandes craques do futebol brasileiro, como Romário, Zico e outros jogadores. Sob o conceito “Quem ganha Bola de Prata ganha um lugar na lembrança do torcedor”, a ação entra no ar este mês nas principais revistas e em pôsteres nas bancas de jornais de todo o país.

“Com essa campanha, a Dentsu nos ajudou a mostrar que existem várias formas de ligar um anúncio impresso ao mundo digital. E mais ainda, provou que uma boa ideia pode dar livre acesso a um mundo de informações, como por exemplo, o maior acervo online do futebol brasileiro, fornecido pela Placar” comenta Dulce Pickersgill, diretora-superintendente da Unidade de Negócios Homem e Lifestyle da editora Abril.

Através do aplicativo “Bola de Prata”, produzido pela fri.to, o leitor, além de ter acesso instantâneo a um dos maiores acervos históricos do futebol nacional, poderá relembrar grandes momentos das carreiras de craques que já ganharam o prêmio. Para resgatar essas memórias, basta direcionar a câmera do celular para o anúncio e cada uma das ilustrações contidas na peça impressa se transforma em um card virtual com a foto histórica da grande jogada. No verso do card, o leitor ainda poderá ver todos os detalhes sobre aquele lance ou sobre aquela partida. No total, aproximadamente 20 cards de cada jogador estarão disponíveis no aplicativo, que é gratuito para download em smartphones Android, na loja do Google Play e para iOS na App Store.

Ficha Técnica

Título: Bola de Prata

Anunciante: Editora Abril

Produto: Revista Placar

Agência: Dentsu Brasil

Diretor Geral de Criação: Mario D’Andrea

Direção de Criação: Filipe Cuvero

Head Of Design: Christian Faria

Direção de Arte Off line: Felipe Faria, Marlus “ Dexter “ Lau

Direção de Arte On line: Ian Sutter

Redação: Isis Ribeiro

RTV: Deocleciano Junior, Murillo Moretti

Atendimento Agência: Mauro Rabello, Bruno Panico, Rodrigo Rossetto, Christiane Kristensen

Mídia: Marcio Zorzella

Head of Digital: Fernando Bacellar

Project Manager: Samir El Saikali

Planejamento: Newton Nagumo

Produção Gráfica: Ricardo Lopes, Rogerio Berni

Produtora de Desenvolvimento: Fri.to

Ilustração: Marlus “Dexter” Lau, Opala Rosa Choque

Aprovação: Dulce Pickersgill, Carolina Melo, Jair Oliveira