Denúncia direcionada à Coca-Cola gera polêmica
A Coca-Cola Brasil apresentou defesa semana passada ao Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) a respeito de denúncia apresentada ao órgão que alegou que a empresa estaria utilizando indicação errada na embalagem do recém-lançado produto i9.
Na reclamação feita por um consumidor, a Coca-Cola é questionada de fazer propaganda enganosa utilizando o termo hidrotônico no rótulo da bebida, denominação não reconhecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O fato gerou polêmica, uma vez que a Coca-Cola teria questionado a autoria da denúncia, dando a entender que o fato de apenas uma pessoa ter questionado a classificação e a rotulagem de i9 e, ainda, numa abordagem não comum para um consumidor, poderia configurar em uma tentativa da concorrência de “boicotar” o novo produto.
Em nota, que a Coca-Cola garante constar da defesa enviada ao Conar, a empresa alega que “o produto está em conformidade com as determinações legais e a publicidade está de acordo com os preceitos da legislação específica”.
Segundo a assessoria do Conar, o fato de a autoria da denúncia ser questionada pela Coca-Cola não altera o andar do processo, tendo em vista que o órgão assumiu a denúncia, retirando o ônus do consumidor. De acordo com os procedimentos do Conar, não é de praxe conferir se o autor da denúncia existe ou não, e sim checar se a reclamação realmente procede. Nesses casos, é comum que a denúncia venha da concorrência, o que explica o questionamento da Coca-Cola.
Com a entrega da defesa pela empresa de bebidas não-alcoólicas, o processo está em elaboração de voto pelo relator do Conar, e deve ir a julgamento no decorrer do mês de novembro.
Por Daniela Dahrouge