A NBC Universal finalizou a comercialização de todos os espaços disponíveis em sua transmissão em TV do Super Bowl – final da NFL, liga de futebol americano –, um dos mais tradicionais eventos esportivos do mundo e que, em 2012, chega à sua 46ª edição. Agora, a emissora se dedica à venda de cotas para a transmissão via internet, a primeira a ser realizada nos Estados Unidos.
A exibição digital terá apenas alguns dos anunciantes que garantiram espaço na TV, além de naturalmente exibir menos publicidade que a outra mídia. “Pensamos em algo mais condizente com o que é a experiência digital”, analisou Seth Winter, vice-presidente sênior e de vendas e marketing do NBC Sports Group. A transmissão online estará disponível no site da NBC e no aplicativo móvel da NFL, provavelmente apenas para o mercado dos Estados Unidos.
Este ano, os interessados em figurar no intervalo do Super Bowl adquiriram diferentes pacotes, que iam desde uma simples exposição no espaço comercial à sua presença também no digital e em outras coberturas esportivas da NBC, como dos Jogos Olímpicos de 2012. De acordo com Winter, o pacote mais barato foi comercializado por US$ 3,5 milhões, mesmo que para figurar como patrocinador fosse necessário investir a partir de US$ 4 milhões.
Em 2010, o Super Bowl tornou-se o evento mais assistido da história da TV, com audiência de 106,5 milhões de pessoas, ulitrapassando a final da série “M*A*S*H”, em 1983, com então 105,9 milhões. Em 2011, a marca foi aumentada, atraindo 111 milhões de expectadores. Este ano, o evento acontece na cidade de Indianápolis e será transmitido em 5 de fevereiro.
O evento terá 35 minutos de publicidade nacionalmente, com um breve espaço reservado para anunciantes locais – dentro dos Estados Unidos. Entre as principais marcas com presença garantida estão Anheuser-Busch InBev, Audi, BestBuy, Cars.com, Coca-Cola, GM, GoDaddy.com, Hyundai, M&Ms, PepsiCo, Toyota e Volkswagen.