Depois de nova sede, Podpah foca em reality show

Projeto faz parte dos planos de expansão da grade, que crescerá ainda neste ano, como afirmou o CEO e sócio do Grupo Podpah

Com investimentos de R$ 9 milhões, o Podpah estará – muito em breve – de endereço novo. O grupo de entretenimento se mudará para uma sede de 6.500 metros quadrados, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

A expectativa é que o espaço seja inaugurado no próximo mês, quando a marca completará cinco anos de existência.

A infraestrutura vai contemplar sete estúdios, alguns voltados para o universo musical e outros híbridos, além de um exclusivo para o carro-chefe, o Podpah, comandado por Igão e Mítico.

Juntos, os espaços somam mais de 900 metros quadrados e possuem capacidade e tecnologia para gravações de até nove programas simultaneamente.

Por trás da mudança, no entanto, está uma estratégia robusta de crescimento. Em entrevista ao propmark, Victor Assis, CEO e sócio do Grupo Podpah, disse que o novo espaço — dez vezes maior que o atual — vai abrir possibilidades para novos formatos de conteúdo.

"Agora, vamos ter a possibilidade de criar conteúdos, seja na música, seja no audiovisual", afirma.

E um desses formatos será o reality show, que está no alvo do grupo. O projeto envolverá o 'Rango brabo', programa que mistura entretenimento com culinária, apresentado por Diogo Defante.

O projeto, no entanto, ainda está no início; por enquanto, sem previsões de estreia. Mas, ao que tudo indica, não deverá levar muito tempo. Ainda em 2025, o novo estúdio vai impactar na criação de quatro programas.

Para 2026, Assis destacou que esse impacto será ainda maior. "Já pensamos em dobrar a grade do Podpah, a médio prazo, em relação à capacidade de execução de produção de conteúdo".

Nesta entrevista, Victor Assis ainda fala sobre as possibilidades comerciais do Podpah, e a previsão de crescimento em médio prazo.

Confira.

Como o novo complexo de 6.500 m² pode fortalecer o posicionamento do Podpah como marca de entretenimento digital e diferenciá-lo da concorrência no mercado brasileiro de mídia?
A principal mudança para essa nova sede diz respeito ao aumento da nossa capacidade de execução, para que possar criar cada vez mais produtos, cada vez mais produtos, para a nossa audiência. O Podpah, hoje, já se diferencia pela linguagem muito popular, é um podcast que fala com a geração Z, que cria diferentes formatos para esse público. E, com esse espaço, agora, vamos ter a possibilidade de criar conteúdos, seja na música, seja no audiovisual. Todo crescimento do Podpah passa por essa expansão física, que, obviamente, traz novas possibilidades de negócios, novas formas para se comunicar também, desde branded content até os formatos clássicos de mídia.

De que forma a ampliação para sete estúdios pode atrair novos públicos e anunciantes, sem perder a identidade já consolidada junto à comunidade original do podcast?
Para mim, a ampliação do Podpah para esse espaço vai permitir a criação de outros conteúdos para o mesmo público, mas conteúdos diferentes e que atuam em outras esferas que algumas outras marcas estão. Por exemplo: hoje, não temos nenhum programa musical na nossa grade, mas que, com a Podpah Records acontecendo, vamos ter vários programas musicais.

Victor Assis, CEO e sócio do Grupo Podpah:

E esse é um território em que muitas marcas se apropriam. No futuro, pretendemos fazer um reality show e, fazendo um reality show, tem muitas marcas que investem nesse tipo de conteúdo. Quando tivermos um reality show, dentro da linguagem do Podpah, vamos conseguir angariar esses anunciantes. Mas sempre mantendo a nossa linguagem, a nossa forma de se fazer conteúdo.  

De que maneira a nova sede, inspirada na cultura urbana e com espaços de convivência, pode ser usada como hub de experiências para marcas, artistas e fãs, ampliando o engajamento e o valor percebido do Podpah no ecossistema de entretenimento digital?
Essa sede foi pensada para ser multifuncional. Então, obviamente, que o core business do Podpah é a criação de conteúdo, mas ela também passa por um espaço para a criação de música e, principalmente, por um espaço de arte, de convivência. Temos diversos artistas urbanos que estão fazendo arte nas paredes dos estúdios do Podpah, mas também teremos espaço para exposições de arte. Além disso, a nova sede terá a possibilidade de fazer encontro com marcas, encontro com influenciadores, até um espaço para fazer audições de lançamentos de álbuns de artistas.

Todas essas novidades impactarão em quantos por cento no crescimento da empresa? Qual é a expectativa de crescimento para 2025?
Ainda em 2025, o crescimento previsto para a programação do Podpah já impacta na criação de quatro programas que vão ao ar ainda neste ano. Já para 2026, esse impacto será ainda maior. Já pensamos em dobrar a grade do Podpah, a médio prazo, em relação à capacidade de execução de produção de conteúdo. Sobre o faturamento, sempre provisiona um crescimento de 30% ao ano. Porém, está no nosso pipeline o sonho de passar a barreira dos R$ 100 milhões de faturamento. E a gente acredita que, com a mudança para esse estúdio, somado ao aumento da nossa capacidade de produção, e com os novos formatos de mídia (banners e QR codes dinâmicos, ad breaks e vinhetas), a gente consiga chegar a esse número em um médio prazo também.