Desafio é prever os pontos cegos, diz especialista em marcas
“O nosso desafio é muito mais para prever os pontos cegos do que para detectar os insights”. Essa frase é de autoria de Tim Lucas, sócio-fundador da Consultoria The Listening Agency e palestrante da Hyper Island, que foi um dos palestrantes da ABA Insights, evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes nesta quinta-feira (27) em São Paulo.
Tim Lucas, da Consultoria The Listening Agency
Para o especialista, a curiosidade será uma característica fundamental daqui para frente. “A empresa que não tiver curiosidade dificilmente irá sobreviver daqui em diante”, disse.
A empatia também foi um assunto tocado pelo especialista. “Hoje em dia as pessoas passam mais tempo olhando para o celular do que para outras pessoas”, disse. Lucas ainda citou um estudo interessante, feito em Havard, no qual as pessoas envolvidas tinham duas escolhas: ficarem trancadas numa sala sem celular e sem fazer nada ou tomarem um leve choque no braço e ir embora.
“Muitas pessoas escolheram levar um choque para irem embora”, contou o sócio-fundador da Consultoria The Listening Agency. Mas ele pondera ao citar o exemplo de uma camisa que varia o tom de sua cor de acordo com o humor das pessoas.
“Não acho que a tecnologia vai matar a empatia”, afirmou.
Outro ponto abordado por Lucas durante sua apresentação foi a questão do comportamento de muitas empresas, que não vem ouvindo o consumidor. “Muitos parques, que estão sendo construídos, só vão pavimentar as áreas depois que os frequentadores do local escolhem o caminho”, exemplificou.