Design Weekend pretende desenvolver cultura da área

O Design Weekend (DW!), festival urbano que promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica, vai ter sua quarta edição nos dias 12 a 16 de agosto em vários bairros de São Paulo. São cerca de 120 eventos diversos e independentes que acontecem simultaneamente na cidade, integrados pelo DW!.

Lauro Andrade, idealizador do projeto, conta que o objetivo do evento é desenvolver a cultura do design nacional. “Queremos mostrar como o design pode contribuir para as cidades, para melhoria da qualidade de vida. Queremos formar uma cultura no brasileiro de valorização do design nacional. Tem um volume gigantesco de trabalhos incríveis que às vezes são mais conhecidos fora do Brasil. É uma oportunidade do público conhecer esse trabalho dos criativos”, comenta.

O festival movimenta a cidade de São Paulo promovendo diversas regiões e o comércio local. Os eventos ficam espalhados por diversos pontos, como Vila Madalena, Avenida Paulista e Jardins, alameda Gabriel Monteiro da Silva, Jockey Club e shoppings de decoração da cidade como D&D e Lar Center.

Na edição de 2015, o evento passa de quatro para cinco dias. “Teremos um dia a mais de negócios. Existem lançamentos de produtos, negócios sendo gerados e vamos manter o final de semana para o público B to C”, adianta.

“DW! é um formato de evento que não é pontual como uma feira ou uma exposição, mas é uma grande plataforma de diversos eventos diferenciados dos mais lúdicos até os mais sérios. Tem desde exposições conceituais a feiras”, conta.

Há pelo menos 30 eventos mundiais. A versão brasileira faz parte de uma rede internacional chamada World Design Weekend Forum. “Periodicamente tem encontros mundiais dos organizadores para que se crie uma rede conectada sobre esse tema contemporâneo que movimenta a economia criativa”, diz Andrade.

Após a realização do DW!, segundo Andrade, fica um legado para a cidade. Por exemplo, o primeiro parklet instalado na cidade, que é uma minipraça que ocupa duas vagas de estacionamento, foi desenvolvido para uma ação do DW!. Hoje a cidade de São Paulo conta com 37 parklets.

“Hoje o Brasil está ganhando prêmios no mundo inteiro. O protagonismo brasileiro está na crista da onda. É um momento ímpar. O Brasil tem sido visto com muita atenção pelas marcas e pelas pessoas do mundo inteiro”, finaliza.