Dia do Gamer: 68,2% aceitam e consomem marcas que aparecem dentro dos jogos

Levantamento da Samsung Ads identifica preferências e hábitos de consumo de conteúdo da audiência de TVs conectadas

O Dia do Gamer, comemorado no dia 29 de agosto, surgiu em 2008 por um grupo de revistas espanholas que decidiram criar uma data para homenagear e comemorar a importância dos games para a cultura. Essa parcela da população está presente em diversos ambientes, incluindo as smart TVs Samsung, segundo o mapeamento da Samsung Ads que buscou identificar as audiências nas TVs conectadas da marca, assim como, suas preferências, hábitos de consumo de conteúdo e oferecer às agências e anunciantes oportunidades de conexão com esses consumidores.

A pesquisa levou em consideração a base ativa e conectada de TVs da marca em todo país, representando mais de 19,4 milhões de itens. Cerca de 9% das smart TVs ativas no Brasil, sendo potencialmente mais de 5,7 milhões de consumidores, têm gamers plugados. Em média, são realizados mais de 110 acessos por mês e por device pelos considerados heavy gamers e quatro, para os chamados light gamers.

O levantamento também apontou que a região Norte é a mais ativa, com 113 acessos ao mês, seguida pelo Sudeste, 110 acessos ao mês, Centro-Oeste e Sul empatadas em terceiro lugar com 109 acessos ao mês e, por último, o Nordeste, com 108. 86% dessa audiência também consome outras categorias nas smart TVs da Samsung, sendo considerados como multiplataformas acessando, pelo menos, três plataformas ao mês e dedicando 82% do tempo para conteúdo em streaming, aplicativos de serviço ou gaming e 19% em canais tradicionais de TV linear, sendo abertos ou pagos.

Publicidade

Em relação à publicidade, o estudo identificou que é inegável que essa audiência busca cada vez mais um entretenimento gratuito suportado por publicidade, com mais de 90% do consumo de streaming sendo feito na categoria de vídeo sob demanda baseado em anúncios. 53% dos gamers aceitam publicidade nos jogos se tiverem alguma vantagem vinda dela, 59% preferem publicidade que seja relevante ao jogo que estão consumindo e 68,2% aceitam e consomem marcas que aparecem dentro dos jogos. Além disso, 48% dos gamers brasileiros consomem alimentos enquanto jogam, incluindo, fast foods, snacks, bebidas como café, cerveja, energéticos, entre outros.

Consoles e gêneros

A pesquisa também identificou que o PS4 é o console mais utilizado pela audiência gamer das smarts TVs da Samsung, seguido do PS5 e do Xbox One. Além disso, para 90% dos jogadores de Playstation e 70% de Xbox, a TV conectada é o único lugar onde eles jogam. Já para 55% da base total de gamers nas smart TVs Samsung, o jogo acontece em PC, consoles e mobile.

Entre os gêneros de jogos mais consumidos por mês, ação e aventura aparecem em primeiro lugar, seguido de games de tiro, esportes e lutas - sendo o futebol o favorito, seguido de baseball, futebol americano, corrida e basquete -, RPG's e jogos de plataforma e simuladores.

Hábitos

Os gamers não somente gostam de esportes como conteúdo a ser consumido, mas também costumam praticá-los. Entre as modalidades mais praticadas encontram-se as artes marciais em primeiro lugar, seguido do skate, surfe, vôlei, automobilismo, ioga e meditação, atletismo, crossfit e academia, tênis e, por último, o motociclismo.

Ainda de acordo com o estudo, os gamers também são ligados a tudo que envolve o entretenimento, arte e literatura, demonstrando gosto pelo contato com culturas diversas dentro e fora dos jogos, incluindo viagens. Entre as atividades culturais estão museus, exposições, teatro, ópera e eventos culturais em primeiro lugar, seguido de shows e concertos musicais, tocar instrumentos, cartas e jogos de tabuleiros, HQ’s, selos e figuras de ação, livros de história, ficção e casos reais e, por último, restaurantes.

A música também tem um papel importante na complementariedade da experiência gamer e 48% consomem música ao mesmo tempo que o jogo. Entre os gêneros mais ouvidos, estão o rock (41,9%), pop (40,5%) e sertanejo (37,1%).

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