Dia do Publicitário: profissionais refletem sobre mudanças e criatividade

Celebrada em 1º de fevereiro, profissão é marcada por um cenário de constantes transformações, que desafiam setor com soluções criativas

No marco regulatório da profissão, o Dia do Publicitário, que se comemora em 1º de fevereiro no Brasil, foi instituído a partir do Decreto-Lei nº 57.690, de 1966. A data celebra uma profissão em constante transformação. Em um mercado marcado por mudanças tecnológicas, comportamentais e culturais, os desafios e as oportunidades são renovados diariamente.

Às vésperas de uma data tão significativa, o propmark conversou com líderes das principais agências do mercado para entender como é ser publicitário em um mundo repleto de mudanças e incertezas.

Afinal, a criatividade – talvez a maior qualidade associada à profissão – continua sendo o eixo central da atividade publicitária.

Quando questionado sobre como é ser publicitário em um mundo de tantas incertezas e mudanças?, Ricardo Dolla, chief creative officer da Dentsu Creative, responde: “Eu juro que não é inocência, é factual, o mundo melhora a passos vistos. Pelo menos é isso que o Steven Pinker relata no livro ‘Enlightenment now’. Claro que incertezas vão permear a história do mundo. E de novo, eu juro que não é inocência, mas onde tem mudança e incerteza tem também espaço para soluções criativas. É assim que olho o mundo em que vivemos, sem nunca ignorar os perigos constantes de retrocesso e sem nunca repeti-los. Ou pelo menos tento”. Acerca da palavra-chave que ele mais associa com a profissão do publicitário, Dolla foi direto: “Moleza: insight”.

Quem complementa esse pensamento é o sócio, copresidente e CEO da Africa Creative, Márcio Santoro. Para ele, a criatividade aliada a negócios e relacionamento é o guia da publicidade. “Ser publicitário, em meio a tantas transformações, é reconhecer o poder da criatividade. Ela é, e sempre será, a chave do sucesso e da relevância do nosso mercado.”

Para além disso, com o advento das redes sociais, a publicidade tornou-se cada vez mais personalizada e orientada por dados, tornando-se mais eficiente em atingir o público-alvo desejado. De acordo com dados do Cenp-Meios, no primeiro semestre de 2024, a internet foi a segunda mídia com maior investimento publicitário (38,2%), ficando atrás apenas da televisão aberta (39,5%). Desse montante da internet, as redes sociais representaram 20,9%.

Ana Coutinho, head de negócios da Galeria.ag, reflete sobre a necessidade de adaptação. “Ser publicitária em um mundo de constantes mudanças e incertezas é desafiador, mas também apresenta oportunidades valiosas. Precisamos nos adaptar a novas tecnologias e às mudanças de comportamentos dos consumidores, e é crucial equilibrar criatividade com dados. Afinal, construir relacionamentos autênticos entre marcas e consumidores ainda é o coração do nosso trabalho. Embora o cenário seja volátil, ele nos oferece um ambiente propício para experimentar, aprender e crescer. Para mim, isso serve como um lembrete constante da importância da resiliência e da empatia – tanto com nossas equipes quanto com os clientes e consumidores”, pondera Ana.

Da mesma forma, Antonio Fadiga, sócio-presidente da Artplan, enxerga um cenário estimulante de criação. “A beleza da nossa profissão está justamente em navegar por um cenário de constantes mudanças e incertezas. Imagine como seria monótono para um publicitário lidar com um mercado estático. É a nossa inventividade e criatividade que trazem brilho à publicidade, que nos faz melhores a cada dia e nos motivam na busca por soluções cada vez mais ousadas e eficazes”. Ele ainda completa: “Atualmente, enfrentamos margens de rentabilidade menores, um ambiente digital que exige mais pessoas nas equipes com diversas especialidades, salários em ascensão e concorrências que continuam demandando dedicação extrema dos nossos profissionais. Mesmo diante desses desafios, seguimos firmes, trabalhando para consolidar nossa posição como uma das melhores agências em um dos mercados mais renomados globalmente: o da propaganda brasileira”.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 27 de janeiro de 2025