O Boticário invade mídia
O amor está no ar, literalmente, com campanhas que movimentam uma das seis datas mais rentáveis para o calendário varejista. O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, já está esquentando a mídia.
O filme “Casais”, de O Boticário, causou polêmica e está sendo alvo de reclamações dos consumidores, por mostrar casais hetero e homossexuais. As queixas, que começaram no site Reclame Aqui, chegaram até o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação), que vai abrir um processo para ser julgado em julho.
As infinitas possibilidades de amor protagonizam a campanha “Casais” de O Boticário, que mostra casais hetero e homossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados. O objetivo é divulgar a coleção de sete fragrâncias multigênero da linha Egeo. Considerada por muitos como um dos ‘melhores comerciais dos últimos tempos’, a campanha criada pela AlmapBBDO foi alvo de mensagens homofóbicas nas redes sociais.
Já alguns internautas se manifestaram com mensagens positivas, como: “Propaganda muito bacana, mostra a diversidade das formas de amor!”. Por outro lado, no canal oficial no YouTube, são mais de 120 mil deslikes no vídeo, o dobro da quantidade de likes. Um internauta publicou: “A família está em risco. (…) Não podemos nem comprar e nem consumir mais nada dessas empresas, entre elas Coca-Cola, Microsoft, Visa, Amazon, Walt Disney, Intel (…)”, se referindo à marcas que já manifestaram apoio ao movimento LGBT em suas campanhas publicitárias.
O Boticário divulgou uma nota com o seu posicionamento sobre as polêmicas envolvendo a campanha.
“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.
Sobre as expectativas de vendas para comércio virtual, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o faturamento alcance R$ 1,99 bilhão, representando um crescimento acima dos 26% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outra pesquisa realizada pelo MeSeems relevou que 63% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados. Entre eles, 29% querem gastar entre R$ 51 e R$ 100; 16% entre R$ 101 e R$ 150; 12% entre R$ 151 e R$ 200; 6% entre R$ 201 a R$ 250; e 6% entre R$ 251 a R$ 300. Cerca de 11% pretendem gastar acima de R$ 300 e 20% abaixo de R$ 50.
Dentre os presentes mais citados, estão: roupas (27,7%), chocolates (22,9%), perfumes (17%), flores (12,7%), sapatos/tênis (9,6%), jóias (7,7%) e eletrônicos/eletrodomésticos (6%). E, ainda, 20,5% dos entrevistados não pretendem comprar presentes.
Por outro lado, uma pesquisa desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo) espera uma queda de 0,1% no volume de vendas para 2015. A expectativa é de R$ 2,4 bilhões de movimento, o que corresponde a 3,4% do faturamento esperado para todo o mês de junho. No mesmo período do ano passado, o setor apurou alta de 4,4%. Este, segundo a confederação, seria o pior resultado de vendas para o Dia dos Namorados desde 2004 (-0,8%).
O setor ‘carro-chefe’ das vendas associadas à data é o segmento de vestuário e acessórios, que deve marcar uma perda real de 0,8% em relação à mesma data do ano passado. Por ser menos dependente do crédito, os segmentos de farmácias, perfumarias e cosméticos (+7,1%) e venda de artigos de uso pessoal e doméstico (+7,4%) deverão impedir um desempenho ainda mais fraco do varejo na data.
Pense menos, Ame Mais
Com o posicionamento Pense Menos, Ame Mais, Sonho de Valsa também apostou na diversidade de casais e na quebra de preconceitos com o filme “Pensamentos”, criado pela Wieden+Kennedy São Paulo. A campanha foi lançada no Dia do Beijo, mas volta com força na próxima semana por conta do Dia dos Namorados.
https://www.youtube.com/watch?v=HYWyzYJhQyk
Uma promoção também foi criada pela marca para comemorar a data. Ao entrar no hotsite, Sonho de Valsa desafia os casais a escolherem o presente da pessoa amada em apenas dez segundos, aproveitando descontos de 70% em parceria com o Groupon.
Anunciantes se movimentam
As marcas já estão com suas campanhas circulando pelas mídias offline e online. O objetivo é inspirar os consumidores a celebrarem a data mais romântica do ano. Confira algumas ações criadas, especialmente, para a data.
Di Santinni
Com assinatura da Borghi/Lowe Rio traz o conceito “Dia dos Pares Di Santinni – Venha encontrar o seu”. O vídeo reforça a busca pelo ‘par’ a partir dos estilos de sapatos.
Melissa
E por falar em sapatos, a Melissa encheu de corações a campanha inspirada na paixão das brandlovers pela marca. No hotsite Love List http://www.melissalovelist.com.br/ as clientes podem criar uma lista de desejos com todos os modelos da Melissa que sonham. A marca apresenta duas novidades para a data: Melissa Space Love Special e Melissa Harmonic Bow.
Hello Kitty
A marca Hello Kitty quer promover ainda mais o romantismo e criatividade com o lançamento de um aplicativo. Entre os dias 02 e 12 de junho, os fãs da personagem podem enviar dedicatórias ou recados respondendo a pergunta: “Porque o amor é tão fofo quanto a Hello Kitty?”. As melhores respostas serão selecionadas e publicadas na página oficial da marca no Facebook. Os recadinhos serão postados em forma de bilhete. Cinco produtos são sugeridos para a data na loja virtual. Quem entrar no app, ganha um cupom de 20% de desconto na compra. É possível utilizar, também, a hashtag #HelloKittyOamorÉ.
L’Occitane en Provence
O amor está no ar e, para senti-lo, a L’Occitane en Provence aposta em uma fragrância leve e delicada com uma edição limitada da linha Flor de Cerejeira. Vários produtos fazem parte da linha que explora a pureza e feminilidade.
Jontex
A Jontex decidiu estimular as comemorações durante toda a semana e lançou a Jontex Love Week. A ação tem uma parceria com a rede de motéis ABMoteis (Associação Brasileira de Moteis) e é um incentivo da marca para que todos celebrem o amor e a intimidade não apenas no dia 12 de junho. Para isso, entre os dias 8 e 14 de junho, a marca vai oferecer presentes exclusivos para os fãs da marca e, ainda, pelo site Jontex Love Week, os casais poderão reservar suítes especiais em mais de 100 motéis de todo o Brasil, sem fila e sem espera. Quem participar da campanha ganhará um combo especial: 13 horas de pernoite, um delicioso jantar e um kit exclusivo Jontex Week.
MorumbiShopping
O MorumbiShopping lançou uma promoção assinada pela Mood, com filmes produzidos com imagens 100% captadas por uma das câmeras Polaroid Clube. Os consumidores que tiverem R$ 500 em compras, podem concorrer a dez câmeras.