Dia Mundial Sem Tabaco 2010 terá foco na saúde da mulher

“Tabaco e os sexos – Com ênfase no marketing para mulheres”. Esse foi o tema escolhido pela OMS, (Organização Mundial da Saúde) para a campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco 2010, que acontece anualmente no dia 31 de maio. Neste ano, assim como em 2008, a agência de publicidade paulistana NovaS/B foi escolhida pela OMS para desenvolver a campanha.

“É um enorme desafio, e motivo de muito orgulho para nós, desenvolvermos uma ação de tamanha importância e repercussão como esta, afinal é trabalhar para atingir bilhões de pessoas, em mais de 200 países e em diversas línguas”, comenta Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da NovaS/B.

O relatório “WHO Report on the Global Tobacco Epidemic” (relatório sobre a epidemia mundial do tabaco) da OMS, que monitora o status da epidemia do tabaco e o impacto das ações implementadas para conter o seu avanço, constatou que hoje 20% das mulheres ao redor do mundo são fumantes. O WHO apurou também que enquanto o número de homens fumantes estagnou, o de mulheres está em constante crescimento. “Assim, as mulheres são o alvo principal da indústria do tabaco, pois representam a sua maior oportunidade para obtenção de lucros”, comenta Bob.

Além de chamar atenção das mulheres sobre os riscos do hábito de fumar, a campanha ainda se destinará a alertar os países que ainda não baniram as propagandas de cigarro.

Em 2009, o tema escolhido pela OMS foi “Advertências Sanitárias” e em 2008 o mote foi “Juventude Livre de Tabaco”. Naquele ano, a campanha criada pela NovaS/B atingiu cerca de 1,4 bilhão de pessoas em 200 países.

Leia também:

NovaS/B ganha concorrência global da OMS