Diageo aposta no saquê Jun Daiti
Um grupo de amigos se reúne em um bar e, durante uma animada conversa, um deles pega o celular. O outro, indignado e olhando para o resto da turma, diz: “Olha lá. De novo. Você lembra como era antes?”, indaga, falando com quem está prestes a atender o aparelho. Nisso entra um videoclipe, em preto e branco, com o quarteto e o garçom do bar cantando e dançando, ao melhor estilo das boybands dos anos 90, todos ao som de uma trilha intitulada “Voltar a conversar”, cuja letra fala justamente do problema que é o toque do celular enquanto batem papo. A assinatura: “Sake Jun Daiti. Junta boas conversas”.
Criado pela Santa Clara e produzido pela Dogs Can Fly, com direção de Tom Stringhini, o filme tem pouco mais de 90 segundos de duração e é a principal peça da campanha da marca de saquê da Diageo, que estreia nesta segunda-feira (18) e pretende inspirar as pessoas a voltarem a ter boas conversas. Além da produção, faz parte do trabalho um aplicativo para celular – O Jun Daiti Modo Conversa. O app, disponível para plataformas iOS e Android, avisa aos amigos do Facebook do usuário que ele está conversando e, por isso, está offline. Em tom descontraído, também “dedura” aos amigos quando ele se render ao celular na mesa do bar e pode ainda bloquear ligações, SMS e o acesso à internet do aparelho por tempo determinado, incentivando os usuários a conversarem sem serem interrompidos.
Produzido na Califórnia, mas pasteurizado e engarrafado no Brasil – o que faz com que a bebida seja nacional –, o Jun Daiti tem nessa campanha sua primeira ação mais arrojada em busca de uma maior participação do mercado – e, principalmente, alavancar a participação da categoria que, apesar de ter crescido 21% no ano passado, ainda é praticamente irrisória no Brasil. “Estamos apostando no saquê e acreditamos que, nesse ritmo de crescimento, a bebida terá uma abrangência considerável no país em um período de três a cinco anos. Óbvio que isso vai depender muito do comportamento do mercado, mas trata-se de uma bebida leve, que pode ser consumida em um jantar mais rápido ou um happy hour entre amigos”, afirma Eugênio Garcia-Perate, head de marketing innovation da Diageo, lembrando que o saquê ainda é muito consumido em restaurantes orientais. “Queremos aumentar o consumo também em outros pontos de venda e na casa das pessoas. O objetivo é aumentar o awareness da marca”, completa.
A campanha conta ainda com forte presença nas mídias sociais. “Estamos falando de uma bebida que tem como target um público jovem, de 25 a 40 anos, mas que já estão em um momento melhor de suas vidas. Por isso, redes sociais e mobile são plataformas estratégicas para nós. São por esses meios que as pessoas compartilham momentos e fecham encontros com seus amigos”, conclui o executivo.