Diet Coke remove rótulos para discutir estereótipos da sociedade
Um homem negro bem articulado causa espanto? Uma mulher velha assusta? Um rapaz afeminado precisa ser questionado? Alguém que use um turbante é uma ameaça? Com esses questionamentos, a Diet Coke lançou esta semana o filme principal de sua campanha Unlabeled, criada pela agência Anomaly.
Focada na diversidade, a iniciativa teve início em junho, quando a marca começou a distribuir latas Diet Coke sem rótulos em eventos de marketing experimental e nos painéis de discussão que patrocinou. O objetivo é desencadear conversas sobre os estereótipos impostos pela sociedade.
A ideia não é remover os rótulos das pessoas, pois, segundo comunicado da campanha, há nuances das classificações e o que elas significam para o público.
Certos rótulos, diz a empresa, são fortalecedores e conquistados, e outros são injustificados e impostos. Algumas pessoas lutam e abraçam os rótulos como um meio de auto expressão e até mesmo proteção, enquanto outros rejeitam os rótulos divisionistas que estão carregados de estigma e reforçam os estereótipos negativos.
“Não há uma perspectiva única para todos, mas acreditamos que discutir abertamente e honestamente rótulos – tanto positivos quanto negativos – pode levar a uma melhor compreensão dos outros”, disse Kerri Kopp, diretora do grupo Diet Coke.
Vale lembrar que o lançamento da campanha Unlabeled vem na esteira de uma série de mudanças da marca Diet Coke, que em 2018 revelou um novo visual, campanha e sabores. No Brasil, o produto foi descontinuado e o rebranding feito pela Coca-Cola Company ainda não chegou em terras tupiniquins.
Vale lembrar que alguns dos protagonistas da campanha são funcionários da própria empresa. “Esperamos que, ao mostrar a bela diversidade que vive dentro das paredes da The Coca-Cola Company, possamos inspirar outras pessoas a continuarem a discussão”, afirma Danielle Henry, diretora do grupo de conteúdo integrado da Diet Coke.
“Como parte da reformulação de nossa marca, decidimos recrutar a próxima geração de usuários de Diet Coke, incluindo millennials e Gen We”, disse Henry. “Essas gerações esperam que as marcas reflitam seus valores centrais para se posicionarem sobre questões que são importantes para eles. Ter uma personalidade e um ponto de vista credíveis e relevantes é agora o custo de entrada. Com [sem rótulo], estamos aproveitando uma oportunidade única e poderosa para usar a voz da Diet Coke de vez e para mostrar aos nossos fãs que os vemos – e os celebramos”.
Veja: