Digital 21 começa a produzir filmes de live action

A Digital 21, empresa ligada ao Grupo Cine – onde também faz parte a produtora Cine Cinematográfica –, passa a colocar em prática um projeto que já estava, “informalmente”, sendo realizado na casa: a produção de filmes de live action – para quem não conhece a expressão, os tradicionais comerciais publicitários.

“Há mais de 10 anos atuamos como uma empresa reconhecida no mercado em pós-produção, design, animação e criação de conteúdo digital, colaborando com diretores, agências e marcas importantes. Agora vamos apenas dar uma atenção tão grande ao live action quanto damos aos demais projetos”, ressalta Rodolfo Patrocínio, sócio da Digital 21, que brinca com o fato de a Cine ser hoje uma das maiores e mais conceituadas produtoras de live action do mercado. “Não pretendemos ‘roubar’ Havaianas”, diz. Os famosos e bem-humorados comerciais da marca de sandálias da Alpargatas, criados pela

AlmapBBDO, têm produção da Cine há mais de 20 anos.

À frente desta nova fase estão diretores de cenas fixos que já atuam na casa – caso de Américo Catão “JR”, um dos pioneiros  em trabalhar com mix de linguagens em filmes publicitários, onde sempre mesclou o live action com animações 2D e 3D; e Rafael Câmara, profissional da nova geração que praticamente nasceu para o mercado acostumado a executar o audiovisual em formatos e plataformas cada vez mais diversos. A produtora também continua trabalhando em parceria com outros diretores de cena, que foram contratados para projetos específicos.

“Faz 12 anos que eu vivo em set de filmagens. E garanto que, muitas vezes, é bem mais complicado estar por trás de uma animação, onde o cuidado frame a frame é imenso, do que dirigindo um comercial live action, quando temos um ator profissional à nossa frente”, afirma Catão.

Câmara, por sua vez, sempre fez o “ao vivo”. “Para mim, essa ideia da Digital de dar destaque ao live action soa natural, pois não tenho uma base de 3D. Minha especialização é integrar a estética dos comerciais com o storytelling e adequar aos diversos formatos disponíveis no mercado, seja uma propaganda ou um conteúdo para série”, diz.

Além dos dois diretores, uma outra dupla, formada por Katia Bontempo e Emilly Trevisan, ganha destaque na Digital 21. São elas que vão liderar a produção executiva e o atendimento da produtora, em um modelo de atuação cuja proposta é oferecer o acompanhamento do filme do início ao fim, de forma integrada. “As duas possuem uma grande experiência no mercado de live action”, destaca Patrocínio.

Katia Bontempo é uma profissional com experiência de 23 anos como gestora do departamento de produção de RTV e artbuyer de agências de propaganda. Acumula passagens por Lew’LaraTBWA, Kasa, Propeg, Casa Vaticano e a própria Digital 21, em outra época. “Já está dando bem certo este modelo, em que atuamos de forma bem próxima dos diretores de cena”, afirma, revelando que atualmente estão sendo produzidos filmes de live action para Unilever (Borghi/Lowe) e Pernambucanas (J.Walter Thompson).

Já Emilly tem 10 anos no atendimento de empresas como Samba Filmes, Garoa, TV Alphaville e VG Filmes. Atriz de comerciais de televisão, conhece também o processo de casting. “Tenho a experiência do outro lado da câmara, que procuro integrar às necessidades de produção”, afirma.

Segundo Patrocínio, a necessidade de se pensar no live action com a mesma força de outras vertentes começou há cerca de dois anos, quando a produtora passou a realizar muitos projetos de conteúdo – a palavra queridinha do atual mercado audiovisual no país. “Queremos nos consolidar como uma produtora full service”, conclui.