Digital 21 cria novo formato

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, a produtora Digital 21 acaba de apresentar ao mercado um novo formato de mídia eletrônica, o Totem High Definition, que pode ser caracterizado como uma escultura audiovisual indoor e outdoor.

Desde o último final de semana, o Parque da Mônica, localizado no Shopping Eldorado, já está utilizando a tecnologia para divulgar as novidades do local. A estrutura tem quatro metros de altura por três de largura e no próximo mês ainda contará com um sistema que permitirá a compra dos ingressos para a visitação do parque.

De acordo com Rodolfo Patrocínio, diretor da Digital 21, a Mauricio de Sousa Produções investiu R$ 200 mil para ter acesso à mídia. “Mas esses valores variam bastante, pois dependem dos formatos envolvidos para o desenvolvimento da peça. O totem HD que oferecemos é um verdadeiro sistema de comunicação”, disse Patrocínio.

Importada dos Estados Unidos, a tecnologia de exibição do display é feita em parceria com a Ventana Luminosos, empresa que atua no mercado de projetos luminotécnicos arquitetônicos e displays de propaganda.

Segundo Patrocínio, a Digital 21 sempre trabalhou com soluções diferenciadas e tem investido desde 2007 em novas mídias e formatos.. “Essa tecnologia já existe na Europa, em países como Itália, Holanda e Espanha. Já nos Estados Unidos, a mídia é muito bem trabalhada em shopping centers, por exemplo. O que fizemos foi trazer o formato para o Brasil, regionalizando-o. Em nosso País posso dizer que o totem HD é completamente inovador”, enfatizou o executivo.

Atualmente, Patrocínio disse ainda que está em fase de negociação com dois shopping centers da cidade de São Paulo, além de uma  grande rede de varejo eletrônico  para o desenvolvimento da tecnologia.

Segundo ele, a produtora desenvolve todo o conteúdo, a estrutura e o sistema tecnológico do totem HD de acordo com os objetivos dos clientes.. “Foi assim que fizemos para o Parque da Mônica. Personalizamos a estrutura para cada situação. Realizamos pesquisas de acordo com o DNA do cliente e apresentamos a proposta de totem à empresa”, explicou.

O projeto para o Parque da Mônica tem três monitores de 42 polegadas. Mas há a possibilidade de agrupar até 18 telas, sendo que todo o sistema audiovisual do totem HD é controlado via internet e permite a autonomia por parte do contratante, que pode alterar a sua programação a qualquer momento. “Como a mídia possui um funcionamento integrado, não é necessário estar no espaço físico da tecnologia para definir os serviços oferecidos”, afirmou Patrocínio.

Segundo ele, a Digital 21 também tem a intenção de negociar com a iniciativa privada maneiras de viabilizar o totem HD em ações culturais que promovam o embelezamento da cidade de São Paulo. “Isso não irá de encontro à Lei Cidade Limpa já que não envolve publicidade. Além do foco comercial, temos também o cultural. Não existe a intenção de divulgar o totem em cada esquina da capital, mas sim em lugares estratégicos e que estimulem apenas o consumo da arte”, ressaltou.

Atualmente, a estratégia da Digital 21 é comercializar o formato em São Paulo. Mas futuramente o executivo cita Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba como praças de interesse para explorar a novidade.

por Juliana Welling