Americanos preferem comprar e pesquisar preços por vias digitais
Os canais digitais são os preferidos não apenas para comprar produtos, mas também para procurar e comparar preços. Esse comportamento de consumo foi evidenciado nos Estados Unidos por uma pesquisa realizada pela UPS, pela comScore e pelo e-tailing group, mostrando que 82% dos usuários de plataformas digitais para compras preferiram lojas com multicanal para essas atividades a ter de pesquisar essas informações em lojas físicas.
Quando o assunto é pesquisa, o meio digital é absoluto. A maioria (61%) o faz pelo computador, enquanto 21% preferem celulares ou tablets. Apenas 13% desses consumidores procuram preços e produtos em lojas físicas. Os outros 5% têm preferência por pesquisa via catálogo.
Na hora de comprar, o meio digital perde força, mas ainda assim predomina. Enquanto 44% preferem comprar pelo computador e 11% preferem os dispositivos móveis, 41% têm preferência pela compra in loco. Novamente o catálogo fica em último lugar, com 4%.
Apesar da preferência por computadores, os dispositivos móveis estão ganhando força tanto dentro e fora das lojas. Um quarto dos entrevistados disse ter pesquisado preços em seus aparelhos antes de visitar uma loja física, e 22% disseram ter feito isso dentro das lojas – inclusive para procurar alternativas de local e preço.
Os entrevistados disseram ter procurado alternativas para ter certeza de que estavam fazendo o melhor negócio possível, já que o estudo mostrou que a comparação de preços foi a atividade mais comum entre aqueles que usaram os dispositivos dentro das lojas, citada por 36%.
Os números convergem com as descobertas de uma pesquisa de novembro do ano passado da Swirl. Segundo o estudo, 85% dos usuários de smartphones nos Estados Unidos que disseram ter usado o aparelho dentro de uma loja afirmaram ter feito isso para buscar ofertas e promoções.