Digital Favela e Sabesp criam ‘Escola de cria’ para criação de conteúdo

Projeto gratuito e online tem como objetivo capacitar jovens de favelas e periferias de São Paulo

A Digital Favela, em parceria com a Sabesp, anunciou o lançamento da Escola de Cria – Nossa Rede, iniciativa voltada para formar e impulsionar jovens de favelas e periferias de São Paulo na criação de conteúdo sobre temas como água, sustentabilidade, clima e cidadania.

O programa, gratuito e online, será realizado por meio da plataforma Cademí e oferecerá capacitação, prêmios e oportunidades de amplificação digital.

Os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos e disputarão desde kits especiais até uma viagem para representar sua quebrada na COP30, que ocorre em novembro na Amazônia.

Também haverá um laboratório presencial, um hub de narrativas e ações de engajamento em redes sociais.

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Para Samanta Souza, diretora-executiva de relações institucionais e sustentabilidade da Sabesp, a iniciativa amplia o papel social da companhia. “Quando a Sabesp chega à uma comunidade, nossa atuação passa, também, pela transformação social, ao oferecermos desenvolvimento profissional, empregos para quem mora na região, formação de pessoas. É um avanço em toda a estrutura social daquela comunidade”, afirma.

Guilherme Pierri, CEO da Digital Favela, reforça a potência da parceria: “Esse projeto marca o início de um legado que já estamos construindo com a Sabesp: uma rede legítima de embaixadores de favelas e periferias — vozes potentes em territórios que, muitas vezes, estão fora do radar dos canais tradicionais de comunicação”.

O projeto tem como embaixador oficial o ativista Marcelo Rocha, fundador da Ayika e membro dos conselhos do Greenpeace Brasil e CI-Brasil. Além dele, influenciadores periféricos participarão da mobilização e divulgação da campanha, conectando o projeto diretamente à vivência da quebrada.