Digital impõe novas pressões à mídia

A ANJ (Associação Nacional dos Jornais) reuniu alguns dos principais executivos de veículos brasileiros de comunicação, como Ricardo Gandour, diretor de conteúdo de O Estado de S.Paulo; e Pedro Doria, editor executivo de O Globo, para discutir os desafios da mídia brasileira, como se “há uma ética digital e uma ética analógica?”. O debate foi realizado na manhã desta terça-feira (25), em auditório da ESPM, em São Paulo.

Os debatedores levantaram também outras questões consideradas urgentes para dilemas que surgiram com a chamada transição digital dos jornais impressos, como a busca de alternativas para um modelo novo e sustentável para o financiamento da atividade jornalística. A cobrança do conteúdo nos sites de jornais também foi apontada e discutida várias vezes, bem como a noção de que ética é uma só, tanto no ambiente digital como no impresso.

“As novas plataformas digitais impões pressões novas, mas no fim das contas todos têm que se voltar para o respeito à informação. A ética é uma só. As pressões são novas, os problemas são novos, vamos ter que encontrar soluções”, disse Cruz.

por Kelly Dores