Digital representa 23% da publicidade nos EUA

O meio digital já representa 23% do mercado publicitário dos Estados Unidos, indica uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira (18). O número indica um aumento de três pontos percentuais em relação ao índice registrado em 2011.

O crescimento da participação digital, que já responde a quase um quarto da publicidade americana, se deve ao aumento do uso de dispositivos móveis e do acesso à internet por meio desses aparelhos. A audiência dos 25 sites de notícias mais visitados cresceu 7,2% no ano passado em relação a 2010. Além disso, o total de pessoas que disse ter acessado páginas de notícias por plataformas mobile passou de 34% para 39%.

O número de pessoas que têm um tablet já é de 31% no país, quase quatro vezes maior que o registrado em 2011. Os smartphones são ainda mais disseminados – 45% dos adultos americanos disseram ter um. Aproximadamente 63% dos usuários acessam notícias por esses dispositivos semanalmente, enquanto cerca de 37% o fazem diariamente.

A receita total com publicidade digital chegou a US$ 2,6 bilhões em 2012, um aumento de 80% em relação ao ano retrasado. O problema, porém, é que apenas o formato display – que compreende banners e vídeos inseridos na página, por exemplo – são usados em sites de notícias. Além disso, 72% desse mercado digital fica concentrado em seis companhias, entre elas Google, Twitter e Facebook.

Outras mídias

Metade dos entrevistados apontou os meios digitais como principal fonte de informação atualmente. Considerados todos os formatos, o online fica atrás apenas da televisão. A TV também supera os meios digitais no montante faturado com publicidade.

A pesquisa, intitulada “The State of News Media”, constata ainda que a audiência dos meios impressos teve uma pequena queda, mas que a situação financeira desse segmento piorou. Houve queda de 5,9% na receita de jornais e de 10,4% entre as revistas. Embora as emissoras locais tenham perdido audiência, registraram aumento em sua receita.