Cada vez mais, as pessoas têm buscado e estão dispostas a pagar por produtos e soluções que facilitem suas vidas (Créditos: Unsplash)

Em todo o mundo, consumidores estão buscando soluções que facilitem suas vidas no dia a dia, encontrando novas formas de se conectar e interagir com suas marcas favoritas,  valorizando a construção de comunidades online e apoiando o empreendedorismo local. Essas são algumas das informações reveladas pela “Pesquisa de Tendências Emergentes”, realizada pela Ipsos e comissionada pelo Facebook IQ, que ouviu 12.500 pessoas entre 18 e 64 anos em 14 países, incluindo o Brasil.

Os dados mostram, ainda, que o uso da tecnologia e das redes sociais têm mudado a forma de fazer negócios, aumentando a expectativa de acesso a experiências de compra inovadoras por parte dos consumidores. Confira abaixo os principais destaques:

Conveniência

Cada vez mais, as pessoas têm buscado e estão dispostas a pagar por produtos e soluções que facilitem suas vidas – abrindo oportunidades para que marcas se posicionem como facilitadoras nesse processo. 

Entre as pessoas pesquisadas no Brasil:

  • 90% declararam que estão procurando ativamente maneiras de simplificar suas vidas 
  • 80% das pessoas que declararam estar em busca de conveniência disseram que pagariam por produtos ou serviços que lhe economizariam tempo. 

Interação e redes sociais

De acordo com o levantamento, a pandemia fez com que as redes sociais mudassem as expectativas das pessoas em relação às marcas. Tanto que, cada vez mais, as pessoas querem sentir conectadas por meio de experiências interativas e imersivas:

  • No Brasil, 86% dizem que as redes sociais lhes permite interagir mais e aprofundar sua relação com as marcas
  • 68% dizem que estão interessadas ​​em experimentar novas maneiras de fazer compras 
  • Live Shopping: 91% esperam aumentar sua experiência com Live Shopping em 2021
  • Realidade Aumentada (AR): 83% consideram Realidade Aumentada uma maneira divertida de interagir com as marcas 

Comunidades Digitais

Segundo o estudo, é possível observar também a crescente relevância de comunidades online, que passaram a tornar-se parte importante da vida das pessoas. Por conta disso, os consumidores têm recebido com naturalidade as marcas dispostas a agregar valor a esses fóruns.

Entre as pessoas pesquisadas no Brasil: 

  • 51% disseram que são membros de comunidade online
  • 66% esperam aumentar seu envolvimento nessas comunidades no futuro
  • 83% declararam que estão abertos a receber marcas participando ativamente das comunidades que frequentam online. 

A era dos empreendedores locais 

Outro ponto analisado pelo levantamento foi a relação das pessoas com negócios locais – gerando mais oportunidades para pequenos empresários. Entre as pessoas pesquisadas no Brasil:

  • 81% disseram que estão estão apoiando ativamente empreendedores locais
  • 90% acreditam que a tecnologia e as redes sociais tornaram mais fácil para as pessoas começarem um novo negócio 
  • 54% das pessoas se sentem confiantes de que o empreendedorismo vai continuar crescer no próximo ano