Josh Raab, diretor de Instagram na National Geographic (Reprodução/Wan-Infra)

“Já ultrapassamos a Taylor Swift, agora a meta é ultrapassar o Neymar”. Foi com tal afirmação que Josh Raab, diretor de Instagram na National Geographic, começou sua apresentação durante o Digital Media Latam 2019.

A marca se tornou em 2019 a mais seguida do mundo.Foi a primeira a obter mais de 100 milhões de seguidores no Instagram, uma audiência comparada a celebridades como Cristiano Ronaldo ou Kim Kardashian.

“Postamos, no máximo, quatro vez por dia, mas depende de como o algoritmo está”, explica. Em 2018, foram 2500 posts ao longo do ano. O tom é sempre conversacional. “Algo que você vê dos seus amigos e da sua família”, comenta Raab esclarecendo que, geralmente, a legenda é de autoria do próprio fotógrafo.

Em termos de audiência, a maior faixa etária é a de 25 a 34 anos, seguida de 18 a 24. Com tanto alcance, a marca faz parcerias constantes com marcas. “Geraram mudança significativa na nossa receita”, revela o diretor. “Tentamos fazer posts patrocinados que tenham conexão com a marca Nat Geo”, complementa citando alguns cases recentes, como a Samsung que deu o celular da marca para que os fotógrafos utilizassem para captar os animais.

“Não tenha medo de ser grande”, explica o diretor ao mostrar o case do #natgeo100contest, um concurso de fotografias com os seguidores dos perfis que gerou milhares de participações já nas primeiras horas.

“Sobre o algoritmo, ele é secreto e sempre muda. mas algumas sugestões: imagens e vídeos na vertical costumam performar melhor”, comenta. Os vídeos, segue o diretor, precisam ser simples, sem super produção. “Utilize poucas hashtags, três ou cinco, no máximo”, analisa complementando: utilize legendas curtas, poucos clicam no “Mais”.

Para finalizar, Raab deixou uma lição: “o algoritmo está mudando constantemente. Mude com ele”.