Esqueça o último clipe da Anitta ou a transferência de Neymar para o PSG. O pico das buscas do Google Brasil é a Black Friday. E isso diz muito sobre as recentes transformações do comércio brasileiro, sobretudo, no digital. Segundo levantamento do Instituto Provokers, feito com 800 e-shoppers das classes ABC, os consumidores estão menos desconfiados e otimistas em relação às ofertas anunciadas, abrindo caminho e oportunidades importantes para as marcas.

A dois meses para a edição 2017, o Google trouxe nesta terça-feira (22), em São Paulo, alguns insights da pesquisa, revelando perfis de comportamento do consumidor e como as marcas podem trabalhar melhor sua comunicação. Para começar, um dado animador: 68% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday neste ano contra 61% em 2016. A expectativa é que 370 mil novos consumidores comprem pela primeira vez nesta edição.

“É muito emblemático como o consumidor brasileiro adotou essa data e está cada vez mais ávido por informação. Se a Black Friday é o pico de buscas do Google Brasil, a gente pode dizer que ele é o Everest das buscas, é o maior pico, é onde está a maior oportunidade de receita para marcas. E ninguém escala um pico sozinho, muito menos o Everest. Você precisa da equipe certa para conseguir planejar essa escalada”, disse José Melchert, diretor da indústria de varejo no Google Brasil.

Divulgação

Com faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2016, a data promocional promete crescer até 20% este ano, movimentando mais o comércio do que datas tradicionais, como o Dia das Mães, que teve crescimento de 16%, e o Dia Dos Pais, com 10%.  Segundo Carolina Rocha, gerente de insights do Google Brasil, os números são reflexo do aumento da participação de consumidores na data promocional. Antes de 2013, esse número era de 13%, sendo que para este ano a expectativa é que a porcentagem chegue a 71%.

“A data já é muito consolidada. Ela atrai as pessoas e isso acontece porque ela tem uma questão promocional e de agressividade de preços muito boa, mas há outros fatores que atraem. Vendo dados do Reclame Aqui, o número de reclamações diminuiu para 33% enquanto a reputação está crescendo”, destacou Carolina.

Com base na pesquisa da Provokers, foi levantado quais hashtags que melhor representam a Black Friday na opinião dos entrevistados, e 55% delas foram positivas, enquanto 37% delas foram neutras, com apenas 8% negativas. “O hábito de compra se disseminou e as pessoas estão entendendo que é uma data mais confiável. Aquela coisa de Black Fraude parece ter ficado no passado. As pessoas estão vendo que as marcas têm trabalhado as promoções e preços de forma bem consistente”.

Acompanhe reportagem completa com novos insights da pesquisa na próxima edição impressa do PROPMARK.