Mesmo com a vantagem de serem nativas digitais, as empresas ligadas a tecnologia também foram impactadas, ainda que de maneiras diferentes, durante a pandemia da Covid-19. Nem por isso deixaram de aprender com a crise e reformular suas estratégias nos últimos meses.

No painel Startups: Planos de retomada, marketing, growth e escalabilidade, durante o circuito de lives CMO Insights, nesta quarta-feira (17), Tahiana D’Egmont, CMO da MaxMilhas, mediou uma conversa com Denise Door, head of marketing da Amaro, e Stella Brant, CMO da Liv Up. A programação é promovida pela rede Makers com apoio de mídia do PROPMARK.

Abrindo a live, Denise fez um resgate dos reflexos pré-pandemia, lembrando que a marca de vestuário vinha em uma onda positiva de crescimento. Mas as coisas mudaram rapidamente com o fechamento do varejo físico. As pessoas também ficaram com receio de fazer despesas no segmento de moda devido a tantas incertezas. “As prioridades mudaram de um minuto para o outro (…) Neste momento de pandemia, a gente viu logo no início uma desaceleração do mercado de moda como um todo que claramente também afetou nossas vendas na Amaro”.

Cenário completamente diferente vivenciou a Liv Up, foodtech especializada em comida saudável. Em um momento em que as pessoas ficaram mais tempo em casa, aumentou exponencialmente a demanda por comida delivery, como explicou Stella. “A gente já vinha em um crescimento muito acelerado, mas por ser uma atividade essencial, a aceleração foi imediata, tanto pela conveniência e praticidade, quanto pela proposta da alimentação saudável. Já era uma tendência muito forte, e neste momento em que saúde e segurança são duas coisas que as pessoas buscam nesse mundo incerto, a Liv Up traz uma proposta que junta praticidade e saudabilidade e confiança”.

Posicionamento x performance

Performance e branding nunca foram tão discutidos e equilibrados quanto agora, durante a pandemia. Em um momento em que crescimento é importante para a saúde dos negócios em curto prazo, investir na marca para criar a percepção de valor também importa. Para Denise, da Amaro, a marca tem como proposta uma experiência de compra é impecável, a navegação no site e aplicativo ser bem feita, assim como a entrega, devolução, além da conveniência de serviços como a consultoria via WhatsApp, algo de boa aceitação na quarentena. O desafio é conseguir exponenciar essa experiência e criar novos brand lovers.

“Na Amaro a gente tem uma convergência muito boa dessas duas áreas para conseguirmos o crescimento com o posicionamento de marca correto. Quem é cliente e conhece a marca, ama muito, recomenda. É uma relação de muita lealdade. O desafio é fazer com que mais pessoas conheçam a marca”.

Na Liv Up, um dos grandes trunfos para a melhor performance é a sólida base de dados. Como o core do negócio é o ecommcer de comida congelada, ainda que tenham lançado recentemente o serviço de comida para o consumo imediato, é possível ter muitos insights sobre o perfil e comportamento do consumidor.

“Empresas de tecnologia têm muito acesso a dados e usam essas informações para cocriar e alimentar tudo que é feito dentro da empresa. Talvez, seja por isso que as startups saiam na frente por ter dados no centro do negócio. O que podemos dar de dicas para empresas que não tenham tantos dados do seu consumidor, é contar com o Google e Facebook. Muda e o negócio ter acesso a dados, e essas empresas são parceiras nessa busca por informações para a tomada de decisão”, destacou Stella.

O CMO Insights acontece até sexta-feira (19), sempre às 19h, e vai promover ainda duas importantes discussões. Nesta quinta-feira (18), o painel Marketing: Comunicação em tempos de quarentena, insights e aprendizados vai receber a participação de Gabriela Onofre, CMO da Acesso Digital, Igor Puga, CMO do Santander, e Ariel Grunkraut, CMO do Burger King Brasil.

Já na sexta-feira o tema será Liderança: Uma conversa sobre o mundo que nos espera pós pandemia.Participam da live Thiego Goularte, fundador da Makers, Luiz Sabatino, CEO Latam da Petronas, e Paulo Correa, CEO da C&A.