A FCB Brasil o o Congresso em Foco lançam esta semana o Trending Botics. A plataforma online é um monitor da atividade de bots, “robôs” que se passam por usuários reais e interagem massivamente com os tweets que lhes convêm, criando engajamento artificial. 

A agência explica que cerca de 20% das discussões envolvendo política nas redes sociais são motivadas por bots, segundo estudo da FGV/DAPP, e essa manipulação do debate é um risco à democracia e às eleições 2018. Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, explica a iniciativa. “Esses bots são o uso da inteligência artificial a serviço da ignorância. Queremos que as pessoas possam monitorar o comportamento, o aumento ou a diminuição dos bots nos momentos de maiores discussões políticas no país, como debates, entrevistas, resultados de pesquisa e muito mais”, comenta.

A ideia do Trending Botics é mostrar se um determinado assunto ganhou importância por meio de bots. Com a ferramenta, os usuários podem acompanhar e comparar diariamente os temas políticos mais compartilhados por eles. Outra questão importante é promover o acesso a um ponto de vista isento sobre cada um dos assuntos, no portal Congresso em Foco.

Para o fundador do site, Sylvio Costa, o monitoramento dos bots joga luz sobre um assunto ainda obscuro para a maioria dos usuários das redes. “Queremos alertar os seguidores das redes sobre os riscos de manipulação do debate político e mostrar quais candidatos mais se beneficiam dessa prática que, a exemplo das fake news, desvirtua o processo eleitoral”, afirma.

FICHA TÉCNICA
Título: Trending Botics
Cliente: Congresso em Foco
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões
Diretores de Criação: Marco Monteiro e André Pallú
Criação: Antonia Zobaran, André Vervloet, Bruno Castellotti, Leonardo Marçal
Assistente de Arte: Pevê Azevedo
Tecnologia: Marcelo Arteiro e Emerson Queiroz
Atendimento: Elton Longhi, Anna Sant’Anna, Rafael Cardoso, Karoline Araujo
Gerente de Projetos: Suelen Mariano
Planejamento: Bianca Reame
Aprovação do cliente: Sylvio Costa, Edson Sardinha