A S4M (Success for Mobile), que chegou ao Brasil em 2014, mas que abriu o primeiro escritório físico em outubro de 2015, já está de malas prontas para se mudar do país. A empresa fechou o escritório brasileiro e está levando a operação Latam para Miami. Com a reestruturação, dos nove funcionários contratados pela empresa, cinco foram dispensados há cerca de um mês.

Divulgação

A empresa, que personaliza anúncios para dispositivos móveis, é a única com acreditação da MRC (Media Rating Council) e uma das pioneiras no universo do marketing mobile. Com sede em Paris, são mais de 100 funcionários e cinco escritórios em países e regiões, como EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina. 

Em outubro de 2016, a S4M anunciou a contratação de João Amadeu para o time de atendimento da operação brasileira. Um mês depois, o colaborador foi dispensado de suas funções ao lado de outros quatro funcionários. Permaneceram na empresa apenas o VP de Vendas para a América Latina da S4M, Julien Houdayer, e dois outros funcionários. Um deles pediu demissão dias depois, fazendo com que a empresa abrisse processo para a contratação de um account manager por meio da plataforma Linkedin no final de novembro. 

Divulgação

Fontes revelaram ainda que a empresa, que tem como CEO global e fundador Christophe Collet, informou a reestruturação da operação Latam da empresa por avaliar que, apesar do bom trabalho desenvolvido pela equipe aqui, o mercado brasileiro não correspondeu às expectativas da empresa em termos de lucros. Outros fatores podem ter contribuído para essa saída: baixos orçamentos de campanhas, um mercado digital ainda em expansão, regulamentações governamentais e a atual crise econômica que o Brasil atravessa.

Contudo, de acordo com pesquisas recentes, como a última divulgada pelo eMarketer, a América Latina será a região de maior crescimento do investimento em publicidade digital no mundo em 2016 e 2017. O mobile no Brasil chegará a 6% do total este ano, praticamente o dobro dos 3,2% investidos em 2015. Em 2020, 19,1% de todo o investimento com publicidade no Brasil será em mobile.

A S4M afirma que não fechou a operação no Brasil, já que continua com funcionários aqui, e que apenas estão expandindo a presença Latam com um novo escritório em Miami. No entanto, fontes afirmam que, após as demissões, metade dos clientes foram entregues à FTPI, que trabalha com planejamento e compra de mídia.