Em outubro de 2014, o Facebook investiu US$ 19 bilhões na aquisição do WhatsApp. Agora, quase quatro anos depois, vai começar a ganhar dinheiro com a publicidade na plataforma.

A empresa deve começar em 2019 um serviço de compra de anúncios, com exibição na ferramenta Status, que corresponde ao mesmo papel do Stories no Instagram, com publicação que tem validade de 24 horas. As propagandas serão exibidas depois do fim de uma publicação e antes da próxima.

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Outra novidade é um formato de anúncios para empresas, ainda centrado no Facebook, mas que vai direcionar usuários para um chat no WhatsApp Business, plataforma focada em negócios.

O modelo consiste em display que, ao ser clicado, encaminha as pessoas para o chat e estabelece um canal direto entre empresas e consumidores. A ideia é que as empresas integrem seus sistemas de CRM e atendimento ao consumidor à plataforma de mensagens. Ainda pelo formato, as respostas ao consumidor em até 24 horas serão gratuitas para as empresas, mas para o que passar disso, haverá uma taxa de pagamento.

Alguns serviços que podem funcionar nesse formato são o envio de informações sobre a empresa e seus serviços em tempo real, atendimento em tempo real, ou mesmo o envio de documentos, como um cartão de embarque de companhia aérea. 

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