Após 20 anos atuando em agências como DM9DDB, AgênciaClick, Rapp, Grupo TV1, Energy/YR, FCB Brasil, e, mais recentemente, na Grey Brasil, o executivo Fábio Tachibana assumiu na semana passada a área de relacionamento com agências de publicidade do portal UOL.

F-ábio Tachibana assume área de relacionamento com agências


Ele vai estar sob a liderança de Bebeto Pirró, diretor de publicidade e atuando junto com Fabrício Andrade, com quem já trabalhou em agências. Além do seu dia a dia de trabalho, Tachibana atua como voluntário em entidades como o Cenp (Comitê Executivo das Normas-Padrão) e também para o “reframe” do Grupo de Mídia de São Paulo.


“O profissional de mídia teve seu escopo ampliado nos últimos anos. O pensamento transcende de meios para negócios. Com isso, além das agências, os anunciantes, as consultorias e os veículos contrataram cada vez mais mídias para suas estruturas. Estou indo para o UOL, nessa mudança radical, com o pensamento orientado em gerar os melhores negócios para as agências e resultados para os anunciantes”, ponderou Tachibana.


A experiência no mercado de agências garante valor agregado à nova fase profissional.

“Eu tenho a visão de compra da agência, do discurso de venda do mercado e o que é relevante para aprovação dos anunciantes. Ou seja, sei por que o mídia considera ou não um veículo no planejamento, o que é relevante receber como proposta para avaliação e o que faz sentido para os clientes decidirem a aprovação. Além disso, busco me diferenciar pela criatividade. Eu dizia que era do time de criação. O mídia precisa ser técnico, ter visão de negócios e ser criativo, buscando diferenciação atrelada à performance das ações”, disse o novo executivo do UOL.


Estabelecer parcerias estratégicas com as agências está no escopo de trabalho de Tachibana. “Nosso papel é levar uma visão estratégica de novos negócios, desenvolver insumos de pesquisas e conteúdos importantes para tomadas de decisão. Sob a liderança do Bebeto Pirró, diretor de publicidade, e junto com o Fabrício Andrade, um amigo e fantástico mídia, com quem trabalhei lado a lado na DM9DDB, sou responsável pelo relacionamento com 40 agências de publicidade.”


A vivência do outro lado do balcão garante o conhecimento das dores e dificuldades de tempo “devido às dezenas de atribuições dos profissionais de mídia”.

Tachibana acrescenta: “Outro caminho é estar próximo das lideranças de planejamento, criação e negócios, pois é muito importante para construir projetos diferenciados. Eu tenho carta branca para a criatividade. Ou seja, o UOL é o melhor parceiro para isso, por ser produtor de conteúdo, pelas experiências de live marketing e pela audiência. Desenvolver com o UOL significa fazer barulho de verdade. Desenvolver com o UOL significa vender produtos. Desenvolver com o UOL significa aumentar ‘share of tudo’. Estou em imersão com os heads de segmentos responsáveis pelas verticais de indústrias, imersão em projetos e me apresentado para as agências”.


A questão do live marketig está na agenda do canal de mídia. “O CarnaUOL, que chegou à 7ª edição este ano; o Prêmio UOL Carros, ao 3º ano; e o Projeto Viva Bem no Verão, na Riviera de São Lourenço, em São Paulo, sempre geram presença, engajamento e conteúdo relevante para as marcas patrocinadoras. Ou seja, unindo a força de conteúdo, a audiência digital e o envolvimento das marcas em eventos relevantes, temos muito a oferecer e construir projetos tailor made para agências e mercado anunciante”, disse Tachibana.


Em sua opinião, os números dão suporte ao UOL. “Nove em cada 10 pessoas acessam o UOL mensalmente; são mais 1,3 bilhão de visitas/mês; mais de 1 bilhão de vídeo views entregues em conteúdos desenvolvidos por cerca de 400 profissionais dedicados à produção editorial, todos os dias”, finalizou Tachibana.