iStock/coffeekai

O Facebook declarou que pretende apoiar jornalistas e redações nos Estados Unidos na busca por pautas e ajudar as organizações locais a criarem modelos de negócios sustentáveis, por meio de um trabalho com produtos e parcerias. O investimento deve chegar a US$ 300 milhões.

A diretriz é fruto de uma pesquisa realizada pela rede social junto aos parceiros da indústria da notícia. Diante do questionamento sobre de que forma o Facebook poderia trabalhar melhor com eles para causar um impacto real, a empresa compreendeu que as pessoas querem mais notícias locais e as redações, por sua vez, estão em busca de mais apoio.

“Com o tempo, acreditamos que essas ações podem ter o benefício adicional de promover o engajamento cívico, algo que as pesquisas sugerem estar diretamente relacionado à leitura das notícias locais”, afirmou Campbell Brown, VP global de parcerias de mídia por meio de nota.

O investimento será divido entre diversas entidades e frentes de jornalismo, como o Pulitzer Center, Report for America, Knight-Lenfest Local News Transformation Fund, Local Media Association (LMA) & Local Media Consortium (LMC), American Journalism Project, Community News Project, Accelerator e Online News Association. Todas estão baseadas nos Estados Unidos.

“As notícias são uma parte fundamental da missão do Facebook de dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. Continuaremos a combater as notícias falsas, a desinformação e as notícias de baixa qualidade no Facebook. Mas também temos uma oportunidade e responsabilidade de ajudar as empresas de notícias locais a se desenvolverem e prosperarem. Sabemos que não conseguimos fazer isso sozinhos, mas há muito que podemos e iremos fazer para ajudar”, finaliza Brown.