Veículos de notícias na América Latina vão ganhar apoio e investimentos para a sua manutenção durante a pandemia da Covid-19. O Projeto Facebook para Jornalismo (FJP) anunciou nesta terça-feira (28) uma parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), organização sem fins lucrativos especializada na promoção do jornalismo de qualidade mundo afora.

O investimento prevê um fundo de US$ 2 milhões. Desenhado para apoiar publishers na região, o novo programa oferecerá fundos, mentoria e treinamento para dar suporte a organizações de notícias e acelerar suas transformações digitais. O programa ajudará a atender às necessidades de negócio mais críticas e imediatas dos veículos, além de apoiar o trabalho dessas organizações no engajamento e na conexão online com suas comunidades locais.

Os fundos podem ser usados para iniciativas como ajudar a lançar newsletters, remover paywalls de acesso exclusivo para assinantes, contratar jornalistas freelancers, fortalecer o jornalismo de dados, criar eventos online, financiar necessidades relacionadas a tecnologia da informação, integrar serviços e infraestrutura de software, apoiar métodos de distribuição digital e adquirir equipamentos de proteção para manter jornalistas seguros durante suas coberturas.

A mentoria e o treinamento no programa serão liderados por Tim Griggs, ex-executivo do New York Times, e sua equipe de especialistas. A parceria amplia a colaboração do Projeto Facebook para Jornalismo com o Centro Internacional para Jornalistas, que desenvolveu em 2019 quatro aceleradoras para organizações de notícias na América Latina.

As inscrições para o programa abrem em 5 de maio. Para receber detalhes sobre como participar e mais informações sobre a iniciativa à medida que ela evolui, os interessados devem se cadastrar no site do projeto para um webinar em 4 de maio.