Maren Lau e Débora Nitta (Reprodução)

Nesta quarta-feira (10) o Facebook realizou um encontro virtual para promover a pré-estreia da série Facebook Latam Season. Durante o encontro, o primeiro episódio da obra que enaltece a diversidade nos negócios foi exibido.

São seis episódios com produção é da O2 Filmes e com a participação de nomes como Liniker e Emicida. A realização também contou com o apoio da Cubo, MOOC e Samba.

Durante a abertura, Maren Lau, vice-presidente regional para a América Latina do Facebook, falou sobre o projeto. “É a concretização de uma visão pessoal e de uma conversa que tive com a Débora sobre como poderíamos avançar com esses temas no nosso ecossistema”, disse mencionando Débora Nitta, diretora de marketing para negócios Latam do Facebook Brasil.

“É a única forma de crescer de maneira sustentável nos contextos cada vez mais complexos que a gente vive hoje”, destacou Débora.

Para reforçar a importância da diversidade e inclusão, a executiva trouxe dados como o de que 68% dos consumidores acham importante comprar de empresas que celebram estes temas. Já 87% acreditam que seja importante comprar de uma marca que os compreendam a fundo.

“Há muito dinheiro sendo deixado na mesa. Atender de maneira autêntica esses grupos sub-representados significa crescimento, aceleração, diferencial competitivo e negócios sustentáveis”, opinou.

Após a exibição do primeiro episódio, Maren Lau ressaltou que a diversidade é “fundamental” para os negócios e convidou Maxine Williams, chief diversity officer do Facebook e Luana Génot, fundadora e diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil, para um bate-papo.

Maren, Maxine e Luana (Reprodução)

Para Luana, Facebook e outras companhias têm esse poder de furar a bolha das pessoas. “Há muito poder em empresas de mídia como essa, precisamos usar isso para promover inclusão e ir além da diversidade”, diz. Para ela, a inclusão é o passo além. “Mudanças estão acontecendo, mas precisamos ir mais rápido. Houve uma mudança na conversa sobre representatividade negra na mídia, por exemplo, mas sinto que precisamos de uma discussão mais profunda, não só sobre quem são os protagonistas de uma campanha publicitária, por exemplo, mas também quem são os diretores das empresas de mídia. É ali que está o poder”, reflete.

Maxine destaca que, quando o assunto é a inclusão de negros, no Brasil não estamos falando de uma minoria da população, mas da maioria. “É importante que as empresas entendam que um ou dois não deveriam ser o objetivo num país como o Brasil”, opina sobre a contratação de negros.

“Precisamos ir além do excepcionalismo”, completa Luana.

“Nós todos somos parte do problema. E se todos somos parte do problema podemos e devemos ser parte da solução”, finalizou Débora parafraseando a cantora Liniker.

O episódio 1 estará disponível a partir da quinta-feira (11) neste link.

Veja o trailer: