Divulgação

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (01), o lançamento de “Por que estou vendo isso?”, ferramenta que promete otimizar o feed de notícias. Segundo a companhia, o usuário terá ainda mais controle na personalização do conteúdo que aparece em sua timeline.

“Nós estamos lançando ‘Por que estou vendo isso?’ para ajudar você a entender melhor e controlar mais facilmente o que você vê dos seus amigos, páginas e grupos no seu feed de notícias. Esta é a primeira vez que incluímos informações sobre como funciona essa classificação diretamente no aplicativo”, aponta Ramya Sethuraman, gerente de produto do Facebook.

Como vai funcionar

O objetivo do feed de notícias, segundo a empresa, é mostrar para as pessoas as publicações que são mais relevantes para elas. “Por que estou vendo essa publicação?” explica como as interações passadas impactam o ranking das publicações na sua timeline.

Será possível ver por que você está vendo uma certa publicação no seu feed se a publicação é de um amigo seu, um grupo que você participa ou de uma página que segue.

A ferramenta vai facilitar o entendimento sobre quais informações geralmente têm a maior influência sobre a ordem das publicações, incluindo quão frequentemente o usuário interage com as publicações de pessoas, páginas ou grupos; quão frequentemente  interage com um tipo específico de publicação, por exemplo, vídeos, fotos ou links; e a popularidade das publicações compartilhadas pelas pessoas, páginas ou grupos que o usuário segue.

Outra novidade são os atalhos para controles que o usuário tem, tais como ‘Ver Primeiro’, ‘Deixar de seguir’, ‘Preferências do Feed de Notícias’ e ‘Atalhos de Privacidade’, para ajudar na personalização da página.

“Durante nossa pesquisa sobre ‘Por que estou vendo essa publicação?’, as pessoas nos disseram que a transparência nos algoritmos do feed de notícias não seria suficiente sem os controles correspondentes. As pessoas querem poder ajustar suas configurações, então nós tornamos mais fácil gerenciar o que você vê no Feed de Notícias diretamente desse recurso”, diz Ramya.

“O feedback das pessoas também nos ajudou a determinar quais informações específicas seriam mais importantes para destacar. Por exemplo, nós incluímos exemplos de interações de pessoas para contribuir com cada uma das três categorias de sinalização que mostramos no recurso. Com o tempo, nós vamos continuar recebendo sugestões sobre ‘Por que eu estou vendo isso?’ e fazendo melhorias”, complementa.

Por que estou vendo esse anúncio

O Facebook anunciou ainda melhorias para a “Por que estou vendo esse anúncio?”, ferramenta lançada em 2014. “Nós recebemos feedbacks valiosos ao longo dos anos, que nos ajudaram a expandir a informação que compartilhamos com as pessoas sobre os anúncios que elas veem”, comenta Ramya.

De acordo com a empresa, o usuário poderá clicar em publicações e em anúncios no seu feed, ter contexto sobre por que eles estão aparecendo e ajustar as configurações para personalizar ainda mais o que é visto.

“Agora nós vamos incluir detalhes adicionais sobre os anúncios que você vê quando as informações na lista de um anunciante corresponderem ao seu Perfil do Facebook. As empresas podem alcançar os seus clientes usando informações que elas já possuem, como e-mails ou números de telefones. Nós, então, tentamos combinar o anúncio à audiência mais relevante sem revelar qualquer informação identificável para as empresas. “Por estou vendo esse anúncio?” agora fornecerá detalhes como quando um anunciante usou uma informação ou se ele trabalhou com outro parceiro para rodar o anúncio”, diz Ramya.

De acordo com a companhia, as atualizações são parte de um contínuo investimento para dar às pessoas mais contexto e controle no Facebook.

https://www.facebook.com/facebook/videos/334358714131342/