Com a mudança, o Facebook se tornaria “apenas” um aplicativo, assim como o Instagram e Whatsapp e passaria a ter uma “empresa-mãe” (Reprodução/Pixabay)

O Facebook está planejando mudar o nome da sua empresa para refletir o foco na construção do metaverso da marca. A informação foi publicada pelo site The Verge, citando uma fonte com conhecimento direto sobre o assunto.

De acordo com o site, a mudança de nome será anunciada pelo próprio Mark Zuckerberg durante o evento anual do Facebook, o Connect 2021, que acontece na próxima quinta-feira (28).

Com a mudança, o Facebook se tornaria “apenas” um aplicativo, assim como o Instagram e Whatsapp e passaria a ter uma “empresa-mãe”. De acordo com a publicação do The Verge, o novo nome da empresa teria algo a ver com Horizon, o nome da versão VR (realidade virtual) ainda não lançada de Facebook-meet-Roblox, que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos.

Segundo a CNN Internacional, o Facebook está contratando 10 mil pessoas para a construção do metaverso e, em julho, Zuckerberg afirmou ao The Verge que faria a transição de pessoas que veem o Facebook como uma empresa de mídia social para uma empresa metaversa.

Ao que tudo indica, a mudança de nome da empresa não estaria apenas ligada a vontade de expandir a plataforma. De acordo com os portais de notícias internacionais, essa reformulação também estaria sendo pensada para separar o trabalho de Zuckerberg dos escândalos recentes envolvendo o Facebook, desde o vazamento de dados até mesmo a última falha global da plataforma.

A reformulação da marca corporativa fará com que o Facebook siga os mesmos passos do Google, que mudou o nome de sua empresa comercial para Alphabet em 2015, desmembrando algumas de suas outras operações em empresas separadas sob o guarda-chuva da nova “empresa-mãe”.