O Facebook anunciou esta semana novas soluções de anúncios interativos para a plataforma.

Segundo a rede social, todos os meses, 60% das empresas no Instagram usam elementos interativos como menções, hashtags ou adesivos de enquete nos stories.

Enquetes, jogos e realidade aumentada (Divulgação)

Pensando nisso, a empresa está implementando novos anúncios de enquete em vídeo no feed do Facebook, disponíveis globalmente este mês. “Em nossos levantamentos iniciais, observamos que os anúncios de enquete no Feed impulsionam o reconhecimento da marca e as conversões. Por exemplo, em cinco dos nove estudos de brand lift que fizemos, observamos que os anúncios de enquete tiveram melhor desempenho no aumento do reconhecimento da marca que os anúncios de vídeo”, diz a empresa em comunicado.

Anúncios em realidade aumentada também estão entre as novidades anunciadas. “Além das perguntas interativas, as pessoas usam filtros e animações divertidas em um bilhão de stories compartilhados todos os dias no Facebook, no Instagram e no WhatsApp. Para as empresas, as vantagens da realidade aumentada são claras: nos EUA, 63% dos usuários de internet pesquisados disseram que testaram uma experiência de realidade aumentada criada por uma marca. Para a empresa de cosméticos WeMakeUp, os anúncios em realidade aumentada no Facebook permitiram que os clientes testassem seu mais recente tom de batom e, como resultado, a marca viu um aumento de 27,6 pontos nas compras, com um tempo médio de interatividade com a unidade de anúncio de 38 segundos. Agora, estamos expandindo as vantagens da realidade aumentada para mais anunciantes, disponibilizando globalmente a versão beta aberta dos anúncios em realidade aumentada neste trimestre”, relata a rede.

Os playable ads, ou anúncios jogáveis, também foram expandidos. “Para complementar o jogo de Natal que a Vans desenvolveu para seu site, a marca trabalhou com a área de Creative Shop do Facebook para criar um jogo reproduzível no qual as pessoas podem guiar a lenda da marca, Steve Van Doren, por uma montanha e coletar presentes pelo caminho. A experiência gerou um aumento de 4,4 pontos na lembrança do anúncio e de 2,4 pontos na favorabilidade”, exemplifica a gigante da tecnologia.

A expansão dos playable ads está agora disponível para todos os anunciantes em todo o mundo.

“A publicidade precisa trabalhar mais do que nunca para ser mais relevante e gratificante para as pessoas. Criatividade, como sempre, é a chave e nossos novos formatos de anúncios, com enquetes, realidade aumentada e playable ads são bons exemplos de maneiras mais interativas e divertidas de surpreender, informar e conectar-se com o público e as comunidades”, afirma o VP de Global Business Marketing e Chief Creative Officer do Facebook, Mark Darcy.