O Google Brasil lançou nas redes sociais a campanha #OrgulhoAncestral, criada em conjunto com o comitê de diversidade racial da companhia, os AfroGooglers.

A campanha do mês da Consciência Negra tem como objetivo resgatar as histórias africanas pouco conhecidas e importantes para a história do Brasil, com a assinatura “quanto mais a gente busca, mais a gente se encontra”.

De acordo com Rafael Camilo, líder de marca e social media do Google para América Latina, a ideia da criação da campanha veio da necessidade dos próprios brasileiros em pesquisarem sobre suas origens.

“Nos últimos 30 dias, vimos que o Brasil é o país que mais busca por História Africana fora da África e as buscas por ancestralidade africana quase quintuplicaram nos últimos cinco anos no Brasil. Além disso, o interesse no assunto cresceu 360% nos últimos cinco anos em comparação aos cinco anos anteriores. Também houve crescimento expressivo pelos assuntos “antepassados” e “negros” buscados, juntos, em uma única consulta. As pesquisas pelos temas no Brasil triplicaram nos últimos cinco anos em comparação aos cinco anos anteriores. São dados que nos surpreendem positivamente e nos mostraram a importância de continuar falando da nossa ancestralidade”, afirmou Rafael.