Uma das ferramentas usadas na criação da campanha foi o Google Trends (Reprodução/Youtube)

O Google lançou sua campanha de retomada da economia na última terça-feira (19), com o objetivo de mostrar como a ferramenta de Busca do site pode ajudar as pessoas.

A campanha nacional foi criada com a agência AKQA e teve investimentos em canais digitais e offline, como outdoors espalhados pelas cidades. As peças também estão sendo exibidas em canais da TV aberta e seguem no ar até o dia 30 de novembro.

“A campanha toda foi criada em cima de como a gente poderia ajudar os usuários. Foi menos sobre o Google em si e mais sobre o usuário”, explicou a head de marketing para o Consumidor da América Latina da empresa, Lauren Pachaly.

Lauren Pachaly explicou que a campanha foi pensada em ajudar as pessoas (Divulgação)

Uma das ferramentas usadas na criação da campanha foi o Google Trends, que mostra quais foram as últimas buscas no site.  

Para o conceito criativo, a empresa explorou os benefícios de recursos de seu principal produto, promovendo três áreas que foram bastante afetadas pela pandemia do coronavírus: emprego, finanças pessoais e familiar e economia local.

Segundo a diretora de criação da AKQA, Marie Julie Gerbauld, a campanha traz ao público a utilidade da ferramenta em situações próximas e cotidianas do brasileiro, com leveza. “Isso acontece desde a família que passou a fazer tudo junto, destaque em um dos filmes, até as frases escolhidas para a mídia OOH, em que você olha e pensa: “nossa, essa frase podia ser minha” ou “isso já aconteceu comigo”, contou Marie.

Para a peça voltada ao emprego, o vídeo mostra os recursos que a ferramenta tem, como os filtros e mostra uma família buscando por novas oportunidades. “A gente sabe que, todos os dias, milhões de pessoas usam o Google para procurar oportunidades de emprego e não tinha como fazer uma campanha de retomada econômica sem falar de emprego”, explicou Lauren.

Para a campanha sobre a economia local, Lauren explicou que uma busca feita no site foi crucial para o vídeo. “A gente percebeu que houve um aumento muito grande de buscas de negócios com o final ‘perto de mim’. Isso tem um lado, obviamente, da pandemia, da restrição de locomoção, mas também de enaltecer os negócios locais”, explicou.

No pilar de finanças pessoais, o vídeo destacou a ferramenta de comparação de preços na aba de e-commerce do site. “Para esse momento de retomada, a gente entendeu que a ferramenta de comparação de preços seria o mais relevante para a campanha”, contou a head.

Ficha Técnica

Agência criativa: AKQA

Criação: Marie Julie Gerbauld, Thiago Ataíde, Flavio Tamashiro, Cadu Bussad, Vinicius Raft, LG, PC Santos, Carolina Gama, Peu Lima, Luca Giani, Gabriela Bruzadin e Caio Muratore.

Atendimento: Camila Machado, Mafe Papaleo, Juliana Dantas, Malu Godoi, Isabella Garcia, Isadora Solleiro e Gabriel Illa.

Planejamento: Luiz Arruda, Jess Castro e Amanda Dea.

Produção: Maya Montenegro e Suellen Burgoa

Edição/Motion: Lucas Araque, Allan Langer, Anderson, Ramon Zayas, Fernando Vital, Victor Polycarpo e Theo Araújo

Time Google: Paula Bellizia, Lauren Pachaly, Lia Konskier, Tiago Zago, Fernanda Mendes, Avril Silva, Cande Martinez, Emiliano Arriaga, Luiza Queiroz.

Suporte de marketing: Juliana Pereira