Nesta quinta-feira (13), a partir das 17h, o Google realiza a primeira Vitrine Digital, primeira live do YouTube dedicada a promover produtos e serviços de pequenas e médias empresas brasileiras.

Durante a live de cerca de uma hora, as pequenas e médias empresas poderão apresentar seus produtos em seus próprios canais no YouTube e o conteúdo será retransmitido pelo canal do Google Brasil. No total, mais de 500 empresas já se inscreveram para participar da live.

As lives das empresas participantes serão divididas de acordo com os segmentos de atuação em listas de reprodução (playlists) criadas pelo canal do Google Brasil. Nos vídeos, os empreendedores terão entre 40 minutos e uma hora para apresentar seus produtos e serviços, além de interagir com a audiência em tempo real, aproveitando mais essa oportunidade para divulgar seus canais de vendas.

O Google também disponibilizou um treinamento on-line para os empreendedores que ainda não têm canal no YouTube ou não sabem como fazer uma transmissão ao vivo.

Para a divulgação da Vitrine Digital, além de abrir as inscrições por meio do formulário, o Google contou com o apoio de parceiros como Instituto GUETTO, que coordena a plataformas como Kilombu, que visa reunir anúncios de negócios e serviços de empreendedoras e empreendedores negros; Rede Mulher Empreendedora (RME), rede de apoio ao empreendedorismo feminino; Transcendemos, consultoria especializada em diversidade e inclusão; e a plataforma de e-commerce VTEX.

“O Brasil é o primeiro país a receber a Vitrine Digital no mundo”, afirma Rodrigo Alarcon, gerente de marketing de produto do Google Brasil. “Acreditamos que ajudar as PMEs a explorar o universo dos vídeos on-line será fundamental para ajudar em sua recuperação durante este período de incertezas gerado pela pandemia do COVID-19.”

De acordo com uma pesquisa on-line do Google com 700 empreendedores brasileiros no mês de maio, 42% dos respondentes afirmaram ter sofrido um grau severo de impacto com a pandemia, com queda de faturamento de, no mínimo, 50%.

A Vitrine Digital adota o formato do live commerce, estratégia de divulgação online que une o streaming e o e-commerce, uma tendência no Varejo em todo o mundo. Uma pesquisa realizada pelo Google com mil consumidores online realizada entre 5 e 7 de junho, mostrou que brasileiro está aberto a um comércio digital mais interativo.

No total, 20% dos entrevistados disseram já ter usado algum mecanismo de venda online interativa, enquanto outros 26% dizem que conhecem o formato, mas nunca usaram e 27% afirmam não conhecer o live commerce, mas que há interesse em experimentar esse tipo de interação.

Em 2019, o Google já havia promovido uma experiência de live commerce com o Show da Black Friday, transmissão ao vivo produzida pela Play9 e coproduzida pela Dia Estúdio e transmitida em 10 canais do YouTube simultaneamente. O Show da Black Friday teve apresentação do YouTuber Felipe Neto e participação de alguns dos maiores criadores do País, alcançou mais de 5 milhões de usuários em 5 horas, e divulgou promoções exclusivas, de diversas marcas e varejistas.