O Google lançou esta semana um guia de boas práticas para a publicidade online voltada ao público infantil. O documento foi elaborado junto com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, com a participação do Ministério Público do Estado de São Paulo. 

Entre as orientações, estão a que o mercado publicitário deve observar a condição da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento, que têm que ter sua imagem e identidade preservadas, com especial cuidado com a sua segurança, evitando estímulo a comportamentos perigosos ou excessos nocivos.

 A relação de boas práticas para o desenvolvimento de conteúdos voltados ao público infantil inclui a identificação clara de inserções publicitárias, em comunicação acessível de acordo com a faixa etária das crianças e dos adolescentes. Os materiais não devem abordar temas considerados inadequados, como bebidas alcoólicas, tabaco e armas de fogo. 

Google tem guia para publicidade infantil (Unsplash)

O guia também recomenda que ações publicitárias que promovam o download de aplicativos ou o sorteio de itens devem ser condicionadas à autorização dos pais quando envolverem a participação de crianças e adolescentes. Reforça ainda a importância de se fomentar a supervisão e participação dos pais ou responsáveis nas atividades da criança no ambiente digital. 

O Guia de Boas Práticas está disponível no Google e no site do CONAR.