Os aprendizados e descobertas obtidos após a conclusão do programa serão compartilhados com todo o mercado de mídia brasileiro (Victor Xok/Unsplash)

Como parte de um conjunto de iniciativas que prestam suporte a veículos de mídia na era digital, o GNI (Google News Initiative) levou na última semana quatro veículos brasileiros a Nova York para ajudá-los a criar modelos sustentáveis de assinaturas digitais.

O Estado de Minas, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Nexo fazem parte do GNI Subscriptions Lab, um programa de oito meses para publishers que já possuíam iniciativas próprias de assinaturas online.

Há cerca de três meses eles vêm recebendo diagnósticos sobre as suas operações. Agora, na cidade americana, passaram por sessões com uma consultoria especializada e troca de boas práticas com veículos americanos que já possuem negócios em estágio mais maduro, como o The New York Times e o The Washington Post. Os próximos passos serão de implantação e mensuração.

O Google acompanha as empresas selecionadas durante todo o processo. “Dentre o grupo de participantes, temos dois grandes veículos nacionais, um player regional e um nativo digital. Isso vai nos dar uma compreensão clara sobre a aplicação do modelo de assinaturas em diferentes abordagens”, pontua Luiz Henrique Matos, head de parcerias globais do Google Brasil. Ao final do programa, os aprendizados e descobertas serão compartilhados com o mercado.

Luiz Henrique Matos: “Projetos construídos pelo GNI têm feedback da indústria” (Divulgação)

De forma geral, o GNI atua em três principais frentes: na construção de iniciativas junto à indústria para apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócios; na construção de ferramentas Google que melhorem o ecossistema jornalístico (como o realizado no início deste mês, onde a plataforma anunciou mudança global em seu algoritmo de buscas para dar maior visibilidade às reportagens originais); e na capacitação de pessoas que atuam no setor de notícias (via treinamento para redações e equipes de negócios, por exemplo). “Todos os projetos têm sido construídos com o feedback da indústria. Nos reunimos com os publishers para entender os seus desafios e trazer projetos que respondam as suas demandas”, ressalta Matos.

O Google News Initiative teve início em março do ano passado, com investimento global de US$ 300 milhões. Ele é composto por ações de aplicação global e programas locais. Em 2019, R$ 40 milhões foram destinados às ações brasileiras de fomento à indústria do jornalismo. “Conteúdo original e de qualidade é fundamental para a existência da web. Nossa operação está entrelaçada ao mercado de mídia e jornalismo como um todo. A sustentabilidade do negócio dessas empresas é um benefício para a gente”, acredita o executivo.