Google responde à acusação do Departamento de Justiça dos EUA

Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais do Google: “As pessoas usam o Google porque escolhem usá-lo, e não porque são forçadas a fazê-lo, ou porque elas não têm alternativa” (Divulgação)

O governo norte-americano instaurou um processo contra o Google nesta terça-feira (20) acusando a bigtech por suposta violação às regras de concorrência no mercado de buscas. 

O Departamento de Justiça norte-americano acusa a gigante de tecnologia de pagar para que outros fabricantes de smartphones, navegadores e operadoras fixem o seu sistema de buscas como o padrão, impedindo a inovação e a competição no setor. 

“As pessoas usam o Google porque escolhem usá-lo, e não porque são forçadas a fazê-lo, ou porque elas não têm alternativa. Essa ação não ajuda em nada os consumidores. Pelo contrário, pode reduzir a qualidade de opções de busca, elevar o preço dos aparelhos e dificultar a busca pelos serviços de preferência das pessoas”, responde o Google em comunicado assinado por Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais da empresa pertencente à Alphabet, que soma um valor de mercado de US$ 1 trilhão nos Estados Unidos. 

O Google argumenta ainda que os acordos fechados com outras marcas, como Apple e indústrias de dispositivos, não diferem das negociações já tradicionalmente firmadas pelas companhias para a distribuição de software. No documento publicado em sua página, o Google enumera outros serviços de busca, como o Bing, da Microsoft, que disputam o mercado de buscas.