Responsabilidade compartilhada em toda a cadeia envolvida com a publicidade digital. Esta é a bandeira defendida pelo IAB Brasil para frear os avanços de problemas que ameaçam a credibilidade do setor, e também expõem os anunciantes que investem em campanhas na internet.

Diante da instabilidade no mercado digital recentemente, depois que mais de 250 grandes marcas anunciarem boicote ao Youtube, do Google, por descobrirem que seus anúncios estavam sendo veiculados em sites que incentivam discurso de ódio e de notícias falsas, o IAB Brasil convocou o mercado a se unir em favor de mais transparênia e ética.

O manifesto que convida os profissionais da área a se reunirem para garantir o brand safety dos anunciantes foi lido por Cristiano Nobrega, presidente da entidade,  nesta terça-feira (11), em São Paulo, durante o evento Branding & Performance 2017.

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“As questões de brand safety constantemente são discutidas na publicidade, em seus diversos meios. Sempre houve a preocupação por parte dos anunciantes em buscar um ambiente seguro para a exposição de suas marcas”, ressaltou o executivo.

“Como principal entidade de classe representante do setor, é nosso papel reforçar que, em um mercado novo e em crescimento exponencial como o da publicidade digital, é necessário fortalecer relações comerciais transparentes, com parceiros sérios, éticos e comprometidos com resultados, bem como entender que, nesta missão, todos os elos da cadeia devem assumir sua corresponsabilidade”. 

Durante seu discurso, Nobrega aproveitou também para ressaltar a força do mercado digital, que em 2016 cresceu 26%, alcançando R$ 11,8 bilhões.  No ano que vem, a expectatva é que o segmento seja responsável por 1/3 de todo o bolo publicitário, totalizando R$ 15 bilhões. O executivo destacou ainda a importância de rever constantemente o planejamento estratégico da entidade, a fim de continuar fomentando o crescimento do setor.

“Continuaremos com pilares como o de educação, que é a capacitação de todos nós envolvidos no mercado, com a disseminação de informações relevantes de pesquisa para que  o mercado esteja mais preprado e conhecendo mais números, e ainda, um trabalho mais novo com ações governamentais. Teremos uma agenda mais propositiva a fim de defender nossos interesses e temas de regulação que podem afetar nosso setor”. 

Leia abaixo a íntegra do texto do  manifesto sobre brand safety:

“Convocação ao mercado publicitário

Nos últimos dias o IAB vem acompanhando as notícias e as movimentações de mercado a respeito das questões de “brand safety”, ou o cuidado para evitar veiculação de publicidade ao redor de conteúdos inapropriados. Este tem sido, já há algum tempo, ponto central de discussões no IAB Brasil e nos outros 45 IABs ao redor do mundo.

As questões de brand safety constantemente são discutidas na publicidade, em seus diversos meios. Sempre houve a preocupação por parte dos anunciantes em buscar um ambiente seguro para a exposição de suas marcas.

No ambiente digital, isto não é diferente. Assim como já vivido em outros meios, é preciso tomar providências para garantir um ambiente ideal ao anunciante.

E assim será feito para o bem do ambiente em que atuamos. Identificando fragilidades, o mercado se organizará no sentido de minimizar ou eliminar seus efeitos.

Como principal entidade de classe representante do setor, é nosso papel reforçar que, em um mercado novo e em crescimento exponencial como o da publicidade digital, é necessário fortalecer relações comerciais transparentes, com parceiros sérios, éticos e comprometidos com resultados, bem como entender que, nesta missão, todos os elos da cadeia devem assumir sua corresponsabilidade. 

Convidamos agências, anunciantes, veículos e plataformas de tecnologia e serviços para que, juntos, possam assumir responsabilidades e papéis igualmente importantes nesta cadeia. Devemos continuamente identificar fragilidades e corrigi-las. Encontrar o equilíbrio e a transparência necessárias para que haja o correto uso do ambiente digital para a publicidade.

O IAB Brasil está de portas abertas. Nosso objetivo é facilitar interlocuções, desenvolver profissionais, auxiliar na busca de soluções adequadas.

Sabemos que este é o presente e o futuro da comunicação.

É preciso seguir em frente.

É nisso que acreditamos.

Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil.”