Instagram

Segura o cartão de crédito: o Instagram irá  permitir a realização de compras e pagamentos dentro de seu app.

Há cerca de um ano, a plataforma já havia inserido as etiquetas de preços sobre produtos mostrados em fotos, mas até então o usuário era redirecionado aos e-commerces das lojas para realizar compras.

De acordo com o Instagram, 80% dos usuários seguem ao menos um perfil de alguma marca, e 130 milhões de pessoas utilizam postagens na rede social para visualizar as tags de compras.

Com o novo recurso, quando os consumidores clicarem nas etiquetas, aparecerá o novo botão “Checkout on Instagram”. Os usuários poderão escolher entre salvar suas informações de pagamento no app, preenchê-las a cada nova aquisição ou utilizar o PayPal. O app informa ainda que as empresas terão acesso apenas às informações de contato e endereço de entrega dos usuários, e não aos dados completos armazenados pela plataforma.

A novidade começa a funcionar em versão beta nesta terça-feira, 19, nos Estados Unidos. 23 marcas, incluindo Nike, Adidas e Zara, fazem parte dos testes. Todas elas estão pagando uma taxa de vendas para a ferramenta, cujo valor não foi divulgado.

Para aprimorar a operação e proteger o consumidor, o Instagram está trabalhando em parceria com empresas como Shopify e BigCommerce. Ainda não há previsão para que a funcionalidade esteja disponível no Brasil.