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Os investimentos com publicidade digital nos Estados Unidos ultrapassaram a marca de US$ 100 bilhões pela primeira vez em 2018, segundo relatório divulgado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) e PricewaterhouseCoopers (PWC).

Os investimentos domésticos atingiram a marca de US$ 107,5 bilhões, um aumento de 22% em relação a 2017. A publicidade móvel se tornou cada vez mais dominante, crescendo 40% ano a ano, para US$ 69,9 bilhões. E os investimentos com anúncios em vídeo cresceram 37%, foram US$ 16,3 bilhões em 2018 contra US$ 11,9 bi em 2017.

“Ultrapassar a receita anual de US $ 100 bilhões é um divisor de águas para o ecossistema de publicidade digital”, afirma Randall Rothenberg, CEO do IAB.

“Os anunciantes estão valorizando o celular e o vídeo, e os dois estão alimentando o crescimento contínuo do marketing digital”, analisa Sue Hogan, vice-presidente sênior de pesquisa e medição do IAB.

O crescimento de podcasts e outros meios que apostam em áudio também ganha relevância, já que a publicidade de áudio digital cresceu 23%, atingindo US $ 2,3 bilhões, superando a receita do ano passado de US $ 1,8 bilhão.

Especificamente nos dispositivos móveis, o vídeo digital continuou em alta, atingindo US $ 10,2 bilhões em todo o ano de 2018, um aumento de 65% em relação ao ano de 2017, de US $ 6,2 bilhões.

Outra demonstração do poder do mobile é que as receitas de anúncios de vídeo digital nestes dispositivos representaram 63% de todas as receitas de anúncios de vídeo digital em 2018, em comparação a 52% no ano anterior.

A receita de mídia social subiu para US $ 29 bilhões em 2018, um aumento de 31% de US $ 22,1 bilhões no ano anterior.

“Ano após ano, as marcas têm aumentado seu comprometimento com o digital como um canal principal para alcançar os consumidores”, afirma David Silverman, sócio da PwC nos EUA.

Os números brasileiros referentes a 2018 ainda não foram divulgados, mas em 2017, o país investiu R$ 14,8 bilhões em publicidade digital. segundo o próprio IAB.