A segunda “Most Influential Celebrities” aponta Evaristo Costa, Paulo Gustavo, Ivete Sangalo, Paolla Oliveira e Juliana Paes como as celebridades brasileiras mais influentes.

O estudo feito pela Ipsos também mostra Rodrigo Faro, Juliana Paes, Luciano Huck, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo entre as mais conhecidas.

Segundo Cíntia Lin, diretora na Ipsos, o resultado reforça que a influência das personalidades não é proporcional a fama delas. “A fama é fácil de se avaliar, analisando o quanto as celebridades são conhecidas. Já a influência é um processo de construção complexo que tem, entre outros fatores, a popularidade como um dos pontos avaliados”, afirma.

No digital
O mesmo processo acontece com os youtubers. Os mais influentes são Nathalia Arcuri, Laura Muller, Iberê Thenório (Manual do Mundo), Maisa Silva e Alexandre Ottoni (Joven Nerd), e os mais conhecidos Whindersson Nunes, Maisa Silva, Sasha Meneghel, Felipe Neto e Laura Muller.

O objetivo do estudo é apresentar um panorama do cenário para entender a importância das celebridades e como os consumidores se conectam e são influenciados por elas. As dimensões que explicam a influência foram atração, charme, modernidade, “role model”/conduta exemplar, sucesso, alegria/carisma e confiança.

A Ipsos entrevistou mil pessoas com mais de 16 anos no Brasil. Foram avaliadas 100 celebridades e influenciadores digitais. A escolha dos famosos considerou se as personalidades participaram recentemente de novelas e campanhas publicitárias, o número de seguidores nas redes sociais, a frequência em que aparecem nas mídias, entre outros critérios.

“Não se trata apenas de ser conhecido, mas estar ativo. Juliana Paes e Paolla Oliveira aparecem como grande destaque e foram protagonistas de novela recentemente. Entre os youtubers, o desafio é outro: manter-se com um conteúdo atualizado e uma narrativa atraente”, diz Cíntia.