O Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, inicia sua primeira campanha institucional no Brasil, mercado em que está presente desde 2018. O app apresenta o posicionamento “KKKKwai – Baixe o lado divertido da vida”, incentivando usuários a compartilharem momentos simples e cotidianos.

A comunicação tem dois filmes que destacam dois dos principais criadores da plataforma. O primeiro traz o paraibano JP Venancios, de 21 anos, que faz sketches em parceria com a sua avó, Francisca, de 70 anos. Ele tem 2,4 milhões de seguidores. Participa também a jovem Tailane Garcia, de 23 anos, de Campos dos Goytacazes (RJ), que possui mais de 1,4 milhão de seguidores no Kwai.

Mariana Sensini, diretora do Kwai no Brasil, comenta a estratégia. “O mercado brasileiro já provou seu potencial – temos milhões de usuários em todo o país e espaço para crescer ainda mais. Queremos mergulhar na cultura do país, fazer parte do dia a dia dos brasileiros e oferecer uma plataforma capaz de acolher pessoas comuns, criadores de conteúdos, marcas e instituições”, diz.

Com a assinatura “KKKKwai, baixe o lado divertido da vida”, em alusão à risada usada na internet, a campanha foi criada pela Ogilvy Brasil. A campanha convida o público a mergulhar no universo oferecido pelo Kwai, seguindo a estética descontraída da plataforma. Daniel Schiavon, diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil, fala do trabalho da agência. “Com a missão de criar uma comunicação que reforce os atributos do Kwai e que tenha a cara do Brasil, seguimos um caminho criativo pautado no que o app e o país têm em comum: o improviso e a diversão. A gente partiu do conceito de sevirologia, essa característica tão própria do brasileiro de se virar sozinho, com hacks da vida real, e que também é uma característica do Kwai”, explica

Inspirada no funk, a trilha sonora é assinada pelo produtor musical baiano Bruno Zambelli (Zamba). A música traz a onomatopeia “KKKK”, que reforça o conceito criativo e a pronúncia correta do nome do app. Nas redes sociais, a comunicação oferece a #MeuLadoKwai, um filtro especial como recurso criativo em seus conteúdos. 

Zamba assina também a co-direção dos filmes pela produtora Surreal. Ele que é um dos responsáveis por trazer para o Brasil o Afropunk, um dos mais importantes festivais de cultura negra do mundo. “A ideia foi captar o que o Kwai se propõe:  pequenos momentos de alegria que estão presentes no dia a dia das pessoas, que atravessam suas rotinas em algum momento e que merecem ser registrados. Nesse sentido se deu a escolha de desenvolver a narrativa em contextos simples do cotidiano, num clima mais regional, gerando uma sensação de proximidade e identificação com quem assiste”, comenta. 

A campanha também tem direção de Carlão Busato, fundador da Surreal. Ele explica que procuraram cenas e situações que abordassem a temática do humor, que tivessem abraçando esse universo alto astral. “Tínhamos um desafio muito grande de, em 30 segundos, transmitir esse ambiente divertido que o aplicativo oferece ao usuário. O resultado ficou incrível e acredito que fomos bem sucedidos”, avalia.

A parceria com a agência se estende para toda a estratégia de branding e expansão da marca no Brasil. Essa primeira campanha terá veiculação em TV aberta e fechada. Além dos filmes de 30” para TV e digital, estão previstos filmetes de 6” e peças de sustentação no digital e social. 

FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: KKKKKwai. Baixe o lado divertido da vida.
Cliente: Kuaishou
Produto: Aplicativo Kwai
CCO: Félix del Valle
Operações: Daniela Paris,Tânia Garcia
Diretor de Criação Executivo: Daniel Schiavon
Diretor de Criação Associado: Breno Rodrigues
Redator: Lucas D. Negreiros, Beatriz Fiori
Diretor de Arte: Pedro Miranda, Vitor Prado
Diretor de Arte Junior: Yasmin Oliveira
Atendimento: Larissa Ferrari, Fabio Valle, Gabriel Penedo
Produção: Tânia Garcia, Vanila Pereira, Tatiane Ramos
Planejamento: Daniel Tomazo, Isadora Prado, Luciana Garcia, Priscila Sbarra, Isadora Indelicatto
Mídia: Leonardo Moraes, Adriana Reimão, Paloma Braga, Rafaela Morselli, Amanda Pereira, Alina Antunes, Julia Emiliano
Produtora: Surreal Hotel Arts
Direção: Bruno Zambelli (Zamba) e Carlão Busato
COO: Cris Chacon
Produção Executiva: Milena Trindade
Head de Produção: Lu Martins
CCO: Carlão Busato
Direção Criativa: Heitor Caetano
Line Producer: Silvia Neri e Olivia Fuchs
Assistente Executiva: Buba Kore
Coordenação de Produção Jr: Debora Lemes
Assistentes de Coordenação: Bruna Brito e Beatriz Prado
Direção de Fotografia: Azul Serra e Luisa Dalé
Fotógrafa Still: Ann Schwaner
Direção de Arte: Alex Rocca
Assistente de Direção: Tati Senna
2ª Assistente de Direção: Rodrigo Bontempo
Direção de Produção: Nani Matias
Assistente de Produção: Kayelle Cabral, Kayane Cabral e Adriana Assis
Produção de Objetos: Gislaine Regina Leal
Som Direto: Marcos Ribeiro
Figurino: Giovanna Moretto
Make: Eliane Regina Aptz
Produtor de Casting: Guilherme Koch
Produtor de locação: Carlos Eduardo Castello Branco
Finalização: Marcelo Barbosa e Pedro Falcone
Montagem: Vitor Amorim (Vitinho)
Pós-Produção: CLAN
Correção de Cor: BLEACH
Produtora de Som: JAMUTE
Produtores: James Pinto, Leck Gomes, Felipe Pomar e Zamba
Técnicos de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti
Coordenação: Julianna Zuppo e Leonardo Vieira
Atendimento: Kiki Eisenbraun e Sabrina Geraissate
Aprovação do Cliente: Mariana Sensini, Claudine Bayma, Diana Cerveira