O mundo da política e das campanhas eleitorais mudou drasticamente. Eleições como as dos presidentes Donald Trump, nos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, no Brasil, entre tantas outras, foram definidas pela estratégia digital. As campanhas na TV, até então consideradas decisivas, perderam relevância diante da possibilidade de levar uma mensagem específica para cada eleitor e da rápida e incontrolável disseminação de mensagens pelos dispositivos de comunicação instantânea.

Com o objetivo de explicar esse fenômeno, apontar caminhos e expor os perigos da sua utilização, 14 especialistas, entre cientistas políticos e comunicadores, escreveram artigos reunidos na coletânea Campanhas Políticas nas Redes Sociais – Como Fazer Comunicação Digital com Eficiência (Matrix Editora). A obra foi organizada pela cientista política Juliana Fratini e teve a participação de Samantha Teixeira, responsável pelo núcleo digital da agência Nova Cin, de São Caetano do Sul (SP).

Samantha diz que não basta ser um ótimo político se ele não souber se comunicar com os eleitores e é para isso que existem as redes sociais, uma plataforma de comunicação que aproxima o cidadão do seu candidato. “Assim, você cria uma comunicação em tempo real que não dura somente o período eleitoral, mas por todo o mandato”, explica. O lançamento oficial do livro em São Paulo acontecerá dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 18:30 na Livraria da Vila da Alameda Lorena, nos Jardins.