As equipes do Phoenix Suns e do Milwaukee Bucks deram um show nas finais do campeonato da NBA, que os fãs do esporte também puderam desfrutar em uma experiência online, a NBA House Virtual 2021.

A plataforma leva para o universo digital a experiência da NBA House, complementando o evento que acontece durante as finais da liga. A direção, design e desenvolvimento do projeto foram feitos pela Umantech e a VRGlass, empresas brasileiras de soluções imersivas.

Nomes do basquete mundial, como Manu Ginóbili, Toni Kukoc, Janeth Arcain e Tony Parker, participaram do pré-evento.

O projeto começou a ser delineado há pouco menos de um ano e foi construído sobre a plataforma Virtual.Town, desenvolvida pela VRGlass para automatizar a criação de eventos online utilizando a imersão 3D e 360 para conseguir engajamento. O acesso e as atrações são gratuitos, mas, para desbloquear conteúdos especiais e itens virtuais, é preciso juntar moedas através de uma série de atividades gamificadas.            

NBA House acontece durante as finais da liga americana de basquete (Divulgação)

A plataforma traz funcionalidades como customizador de avatares e uma cidade 3D multiplayer com auditório, arena, museu, vestiário, lojas, bares, praça de alimentação e quadras para jogos de arremesso de basquete, onde os participantes podem competir entre si enquanto conversam por chat e escutam uma rádio online.

Ao navegar na plataforma, os internautas encontram prêmios escondidos, respondem trivias e acumulam moedas, que podem ser trocadas por ingressos para assistir aos jogos ou roupas virtuais para seu avatar. Os usuários com maior pontuação passam a fazer parte do ranking e concorrem a uma premiação diária de vale-compras na loja da NBA dentro da Netshoes.

Através do Avatar Shop, os personagens 3D dos visitantes podem se vestir com peças iguais às da loja física da NBA, assim como ítens patrocinados pela Budweiser, Nescau, Gatorade e Subway, patrocinadores do evento.