Mais interação e a navegação mais fluída são algumas das melhorias, apontadas por especialistas, com a nova ferramenta de link do Instagram, que entrará em uso a partir do próximo dia 30. Pois é, a tão cobiçada função de ‘arraste para cima’ deixará de existir para dar lugar a um sticker. De acordo com a plataforma, o objetivo com a mudança é facilitar a forma como as pessoas compartilham os links.

Outra alteração é que os usuários poderão, a partir do final deste mês, receber reações e respostas rápidas com o adesivo, o que favorecerá os produtores de conteúdo, segundo Dimas Ribeiro, coordenador de conteúdo na Jüssi. “A partir da nova funcionalidade de resposta em stories com links, os seguidores não só poderão visualizar a página final como já tirar suas dúvidas e responder em uma única tela”, afirma.

No entanto, para as marcas, Ribeiro ressalta que a novidade trará uma preocupação maior em relação ao discurso mais preparado nas respostas e, principalmente, de forma mais imediata. “Quando pensamos em stories, falamos em rapidez, e isso é o que o usuário espera ao consumir este formato”, diz. 

O conselho, então, de Dimas é: paciência na hora de usar os links. “Fará muito mais sentido reservar o recurso para momentos de alta necessidade e que incrementem em performance”, avisou. 

Mudança acontecerá a partir do dia 30 de agosto (Luke van Zyl/ Unsplash)

Professor de marketing digital da ESPM do Rio de Janeiro, João Vitor Rodrigues acredita que a nova ferramenta será capaz de melhorar a navegação dentro da plataforma e, consequente, gerar bons resultados para as marcas.

“Para o marketing digital, a nova ferramenta será uma forma de atrair mais a atenção das pessoas, sem a necessidade de levar a pessoa para outro lugar, longe dali”, diz. “Com isso, a navegação ficará mais fluída”, complementa.

STICKERS LIBERADOS?
À princípio, o que não mudará é o critério para ter acesso ao serviço: apenas contas verificadas e com mais de 10 mil seguidores. À princípio. Isso porque o Instagram já admite que já está sob avaliação a possibilidade do acesso ao link ser expandido para outras contas, no futuro.

“Esta transição entre o link “deslizar para cima” e a figurinha nos ajudará a determinar se é a decisão certa antes de expandir o acesso a mais pessoas”, informou, em nota, a plataforma.

Ticiana Gomes, CCO da VOQIN’, prevê que, caso a funcionalidade seja expandida para outros usuários, a mudança na estratégia de comunicação das marcas será grande. “Pois temos visto um crescimento na procura influenciadores com menos seguidores, mas que geram identificação com o usuário por serem ‘pessoas reais’ e tendem a ter um público fiel com um alto índice de engajamento”, disse.

COO da MField, Gabriel Lima também acredita numa mudança de cenário caso isso venha acontecer. “Assim, todos passarão a ter poder de conversão direta, e entramos de vez na era do conteúdo, o que vai diferenciar a performance é o storytelling”, ressaltou.