Lançada no final do ano passado em algumas cidades ao redor do mundo, a plataforma Airbnb Trips, que busca facilitar a vida do consumidor na hora de planejar roteiros de viagem, chega ao Brasil em junho. A novidade começa a funcionar em São Paulo e no Rio de Janeiro e foi anunciada nesta terça-feira (21), durante o Digital + Local, evento promovido pelo Airbnb na capital paulista para debater as transformações nas cidades, no mercado e nas relações entre as pessoas. 

Chris Lehane, diretor global de Política Pública do Airbnb, acredita que o aplicativo pode empoderar o consumidor e ajudá-lo a planejar, sem complicações, sua própria viagem. Atualmente, o Trips já funciona em aproximadamente 20 cidades, entre elas São Francisco, Miami, Havana, Londres e Paris.

No Brasil, a novidade chega para complementar a posição estratégica do país para o Airbnb. “O Brasil está no top 5 dos nossos mercados mais importantes”, afirma Lehane. 

Segundo o executivo, cresce o número de propriedades brasileiras cadastradas na plataforma e também o número de hóspedes brasileiros que utilizam o serviço ao redor do mundo. 

Diversidade

Além de empoderar o consumidor, Lehane acredita que o Airbnb como um todo – não apenas o Trips – contribui para incrementar a economia de comunidades menores. De acordo com pesquisas da empresa, regiões onde há oferta de propriedades para serem locadas via Airbnb costumam ter incremento em estabelecimentos da vizinhança, como bares e restaurantes.

“Hóspedes do Airbnb gastam na vizinhança onde ficam”, comenta. “Esta é uma forma de democratizar o dinheiro, que não fica concentrado apenas em regiões tipicamente turísticas”, acrescenta. 

Com o Trips, a empresa pretende ir além dentro deste conceito. Atualmente, no Brasil, o Airbnb é focado apenas no aluguel de imóveis cadastrados na plataforma. A partir de junho, no entanto, o anfitrião poderá ter uma opção extra de faturamento e colocar suas expertises à disposição para “negócio”.

Em outra palavras,  quando planejar uma viagem via Airbnb Trips, o viajante terá a opção de reservar um local para dormir e, ainda, optar por contratar visitas guiadas a pontos turísticos da cidade e jantares tradicionais acompanhados de um anfitrião local, por exemplo.