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São tantas as marcas que já fizeram ativações e parcerias com celebridades e influenciadores, principalmente no ambiente digital, que muitas vezes o mercado se esquece que esses formatos ainda são muito recentes dentro da publicidade. E por terem se popularizado tão rapidamente em pouco tempo, ainda geram diversos questionamentos entre marcas e agências.

O processo de escolha de um embaixador de marca, por exemplo, começou a ser inicialmente realizado com base no número de seguidores e depois nos índices de engajamento. Mas com a facilidade em comprar esses ativos, outros aspectos vêm sendo levados em conta, como, por exemplo, os valores e key messages dessas personalidades.

Para que essa seleção não seja feita no “achismo”, principalmente porque envolve o investimento de grande parte das verbas de anunciantes, Paula Gertrudes idealizou a Connection, uma plataforma de inteligência artificial que monitora, avalia, compara e conecta marcas a celebridades com base na persona digital de cada uma delas.

A startup é uma sociedade da empreendedora juntamente com Marcus Buaiz, Charles Martins e Marco Serralheiro. Juntos, os empresários estão ainda à frente da Act10n, agência que conecta marcas e celebridades e representa nomes como Neymar Jr., Xuxa, Paolla Oliveira e Claudia Leitte.

Lançada em 2018, a Connection integra aplicações do IBM Watson, Microsoft Azure e Google A.I, prometendo cobrir todas as variáveis que impactam no posicionamento de marcas e personalidades. A ferramenta conta com mais de 450 personalidades cadastradas e já fez parte de campanhas para marcas como Pizza Hut, Rainha e Taco Bell, além de anunciantes nos setores de telefonia e beleza, entre outros.

 

CONSULTORIA

Apesar de toda a tecnologia, Paula assegura que a ferramenta profissionaliza a relação entre marcas e personalidades, mas que a inteligência artificial não substitui o elemento humano. “Eu tenho 20 anos de experiência e estou ensinando a inteligência a assimilar os processos que já são naturais para mim. A ideia é que, com a Connection, possamos ampliar nossa atuação e atender mais agências e empresas, mas sempre passando pelo crivo de uma pessoa”, explica.

A especialista comenta ainda que esse tipo de análise é importante para evitar, por exemplo, que empresas queiram direcionar celebridades e influenciadores com ações ou linguagens que não fazem parte de seu dia a dia, gerando impacto negativo com a fanbase. “Não se pode pedir para alguém que fala naturalmente de forma escrachada ou debochada que se comporte de maneira séria. Isso vai soar falso e não terá apelo entre os seguidores dessa personalidade”, argumenta.

Para Paula, quanto mais assertivo for o match entre as personalidades e marcas, também será menor a chance de haver qualquer tipo de polêmica envolvendo a parceria. “Hoje as pessoas estão despertando para temas sociais e cobram determinadas posturas de tudo o que é público – seja uma pessoa ou uma empresa. É importante estar associado a quem compartilha as mesmas visões que você”, alerta.

Outros aspectos destacados pela profissional como diferenciais da consultoria oferecida pela Connection são o fato de a plataforma oferecer o monitoramento completo da marca, com análises completas de sentimento e reputação pós-crise, e a possibilidade de contar com especialistas que ajudarão a direcionar e acompanhar diferentes campanhas.

“Pensando em construir reputação e fortalecer o branding, a recomendação é trabalhar com celebridades. Já para vender produtos, a orientação é ativar influenciadores. Cada um tem o seu papel, e observamos que muitos de nossos clientes, sejam eles anunciantes ou agências, ainda se perdem muito nessa construção”, revela.